Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

A confiança em Prajnaparamita


Lama Padma Samten tem conduzido o puja da noite praticamente todos os dias desde o início da pandemia. Por vezes, durante o puja, o Lama tem oferecido explicações curtas sobre os textos da sadana ou sobre aspectos do caminho. Logo após o puja, o Lama geralmente abre para alguma pergunta. No trecho abaixo, do dia 24 de janeiro de 2022, aniversário do Lama, ele interrompe a recitação do Sutra do Coração para oferecer um ensinamento curto sobre o aspecto da confiança em Prajnaparamita.

Do mesmo modo, não há sofrimento, ou origem do sofrimento, ou extinção do sofrimento, nem caminho, nem sabedoria, nem realização, nem não-realização*.

Comentário de Lama Samten: “Esse é um ponto sempre super importante. A gente pensa que a sabedoria do Prajnaparamita é o que está sendo dito aqui, o que está sendo falado. Mas a sabedoria do Prajnaparamita é o que vê isso. Ela não é o que está sendo expresso. O que está sendo transmitido é a capacidade de ver isso que ele está dizendo. Então, essa capacidade pode ver muitas coisas. Isso é o Prajnaparamita. O Prajnaparamita não é que não tem a ignorância na vacuidade e nem a extinção da ignorância, não. É a capacidade de ver isso. Então, a gente poderia começar perguntando: mas se o Buda está dizendo isso, como é que ele vê isso? Essa é a pergunta. Como ele vê isso? Então, como ele vê é o Prajnaparamita. Isso é a fonte. Isso é Prajnaparamita especificamente. E então vem essa conclusão maravilhosa: “Portanto, Shariputra, uma vez que os bodisatvas não tem nada para atingir, eles se manifestam através da confiança na Prajnaparamita.” Então, a confiança é o que tem de mais parecido que pode ser falado sobre isso. A confiança não é nada, é simplesmente ficar naquele lugar”.

*Trecho do Sutra do Coração
Transcrição: Priscilla Almeida
Revisão e edição: Stela Santin

Abaixo o trecho do vídeo em que o Lama oferece esse ensinamento.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA