Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Retiro com Lama Alan Wallace 2017

Retiro com Lama Alan Wallace 2017

De 13 a 20 de Outubro 2017, retiro com lama Alan Wallace no CEBB Caminho do Meio

Foto de Luiz Betoni (retiro em fevereiro de 2016)

O CEBB Caminho do Meio tem a alegria de anunciar que o lama Alan Wallace retorna mais uma vez ao Brasil para compartilhar ensinamentos com a nossa sanga. A vinda dele ao Brasil é uma oportunidade rara de aprofundar o estudo e prática dos ensinamentos do Budismo Tibetano.

O retiro será de 13 a 20 de Outubro, no CEBB Caminho do Meio, em Viamão/RS. O tema do retiro será o texto “Estado Búdico sem Meditação”, do mestre Dzogchen do século XIX Düdjom Lingpa.

Estado Búdico sem Meditação é o mais renomado dos cinco principais textos Dzogchen revelados pelo Mahasiddha Düdjom Lingpa do século XIX, que consiste em uma antologia de ensinamentos recebidos por ele através de visões puras de muitos dos maiores mestres budistas indianos e tibetanos e outros seres iluminados. Foi com base nesses ensinamentos que treze de seus discípulos diretos atingiram o Corpo de Arco-Íris, e foi profetizado que muitos mais o farão no futuro.

Nesse retiro, Alan Wallace apresentará um comentário oral sobre os cinco primeiros capítulos de Estado Búdico sem Meditação, incluindo ensinamentos recebidos de Avalokiteśvara, do Vajra Nascido no Lago de Orgyen (lama raiz de Düdjom Lingpa), do Vidyādhara Düdul Dorjé, de Longchenpa (Drimé Öser) e do Mahasiddha Saraha. Esses ensinamentos incluem instruções essenciais de meditação sobre a vacuidade, a natureza ilusória da realidade, as sete qualidades do Vajra, a consciência substrato, o espaço absoluto dos fenômenos e a natureza da virtude e das tendências habituais negativas na perspectiva do Dzogchen.

Os ensinamentos sobre o texto serão precedidos por um comentário oral sobre as instruções de Sera Khandro a respeito das práticas preliminares, intituladas O Caminho Excelente para a Liberação, essencial para a prática do Dzogchen em geral.

O retiro consistirá em palestras, meditações guiadas e sessões de perguntas e respostas, e destina-se a participantes com uma sólida compreensão e prática dos ensinamentos budistas fundamentais das Quatro Nobres Verdades, Bodicita e as Seis Perfeições.

Lama B. Alan Wallace é um dos mais prolíficos autores e tradutores do budismo tibetano no Ocidente. Foi monge budista durante quatorze anos nas décadas de 70 e 80. Mais tarde, recebeu o título de Ph.D. pela Universidade de Stanford e atualmente dirige o Instituto Santa Barbara para Estudos da Consciência.

Haverá tradução consecutiva.

Início: dia 13/10, às 9h.

Término: dia 20/10, às 12h.

Valor integral: 1.800,00 (inclui ensinamentos, alimentação e hospedagem)

Valor sem hospedagem: 1.570,00

Parcelamento

Poderá ser parcelado antes do evento em até 6x de 210 reais mediante depósito de 30% (540 reais) para confirmação da vaga. A última parcela poderá ser paga no dia do evento. A cada parcela feita, é importante mandar  o comprovante para confirmar o pagamento. Caso o comprovante não seja mandado, não será contado como parcela paga.

Desistências

Em caso de desistências, faremos reembolsos da seguinte forma:

-Até dia 30 de Junho 80% do valor
-Até 30 de Julho 50% do valor
-Até 30 de Agosto 15 % do valor
-A partir de setembro sem reembolso

Programação

Rotina do retiro

5h30 – 6h15| Meditação Silenciosa
6h15 – 7h| Puja Chuva de Bençãos
7h | Desjejum
7h45| Atividades voluntárias
9h às 12h| Ensinamentos e Meditação
12h| Almoço
12h45| Atividades voluntárias
14h às 17h | Ensinamentos e meditação
17h | Atividades física e voluntárias
18h | Jantar
19h | Puja Prajnaparamita
20h às 21h30 | Ensinamentos e meditação

Local

Estrada Caminho do Meio, 2600 – Viamão, RS. Veja como chegar ao CEBB…

Inscrição

Faça sua inscrição aqui!

Mais informações

Leia com atenção as orientações gerais aos visitantes do CEBB.

Refeições
As refeições durante o retiro são simples e seguem a linha vegetariana. Nosso cardápio é feito por uma nutricionista que os elabora de forma saudável e equilibrada. Não consumimos café, nem açúcar branco e o consumo de laticínios é reduzido.

Hospedagem
A hospedagem é em alojamentos coletivos. Também é possível alugar quartos na casa de moradores, se você escolher essa opção, escreva para nós para que possamos lhe passar o contato dos moradores que alugam quartos. A combinação é feita diretamente entre o interessado e o morador. Importante: sua inscrição deve ser feita apenas após a combinação com o morador!

IMPORTANTE: Trazer travesseiro, cobertor, roupa de cama e banho, guarda-chuva, lanterna.

Atividades voluntárias

Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.

Contato

eventos@cebb.org.br

8472.0384  | Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 14h às 17h.