Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Campanha de Apoio Contínuo | Escolas Caminho do Meio e Vila Verde


Juntos, na continuidade e fortalecimento da cultura de paz e educação para a felicidade!

Já pensou em contribuir para que crianças e jovens se tornem protagonistas de um mundo melhor? Essa é a motivação desta campanha, que busca recursos para realizar melhorias nas escolas do Instituto Caminho do Meio (ICM). A educação para a felicidade e para a cultura de paz busca despertar nas crianças e jovens um olhar especial para o mundo interno, para os valores humanos, para a sustentabilidade e para o desenvolvimento de relações positivas consigo, com os outros, com a sociedade e com a natureza. Sonhamos realizar ainda mais e convidamos você para, junto com o ICM e o CEBB, ampliar as ações da comunidade escolar, beneficiando também as crianças e jovens cujas famílias não dispõem de condições financeiras que lhes permita pagar as mensalidades escolares. Com sua colaboração também será possível planejar e implementar melhorias operacionais que se mostram necessárias nas escolas.

Nossas escolas em números

 Quem somos

O Instituto Caminho do Meio (ICM), mantenedor das escolas, é uma entidade orientada pelo Lama Padma Samten e apoiada pelo CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva). O ICM é uma associação sem fins lucrativos ou político-partidários, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano, para transformação social e a cultura de paz. Sua meta é desenvolver atividades nas áreas ambientais, educacionais, sociais, culturais e de promoção da saúde.

Reconhecimentos

Com cerca de 10 anos de funcionamento, nossas escolas já têm o reconhecimento pela sua inovação, transformação e contribuição à preservação do meio ambiente. Na Escola Vila Verde, o Ministério da Educação (MEC), Instituto Ashoka (internacional), Instituto Alana e Edumission (internacional) estão entre as entidades que nos concederam alguns desses reconhecimentos. Saiba mais >>

 Estudantes como agentes de transformação

Nossas escolas trabalham com a Pedagogia de Projetos, cujo objetivo é apoiar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades, na descoberta da liberdade e no processo de aprendizagem como protagonistas na condução de seus estudos. Acreditamos que criatividade, postura pesquisadora e consciência de grupo são estímulos importantes para despertar agentes de transformações no mundo. Na Pedagogia de Projetos, a interação em grupo é fundamental, e os estudantes têm a oportunidade de se tornarem aprendizes e mestres uns dos outros.

As Cinco Inteligências/Sabedorias

A Escola Caminho do Meio (Viamão/RS) e a Escola Vila Verde (Alto Paraíso/GO) possuem uma postura laica e buscam promover uma educação inovadora e transformadora, baseada nas Cinco Sabedorias ou Inteligências. O processo pedagógico leva em consideração um conjunto de ensinamentos que desenvolvem valores e habilidades relacionadas ao mundo interno, ao convívio com o outro, com o mundo e com os objetos do conhecimento, ancorando-se em uma visão profunda de mundo e de sujeito. As Cinco Sabedorias  ou Inteligências se estruturam como os cinco eixos pedagógicos das escolas, definindo o ritmo escolar e estruturando os projetos, e são oferecidas regularmente nas formações para a equipe e para as famílias. São elas:

 

Inteligência do Espelho/Sabedoria do Acolhimento (Educação por Inteiro)
Inteligência e Sabedoria da Igualdade (Diversidade e Vida em Rede)
Inteligência Discriminativa/Sabedoria Investigativa (Aprendizado Contextualizado)
Inteligência e Sabedoria da Causalidade (Relações Éticas /Ambiente Vivo)
Inteligência da Liberdade e Sabedoria da Transcedência (Educação a partir do Mundo Interno)

Saiba mais >>

Inclusão e acesso

Cerca de 40% dos estudantes das escolas são bolsistas, variando entre bolsas parciais e integrais, com o objetivo de também de beneficiar famílias de baixa renda. Uma maneira simples e direta de auxiliar no fortalecimento, na ampliação e na sustentação das escolas é a adesão à campanha contínua de contribuições financeiras, um precioso apoio às atividades educativas e culturais das escolas. Atualmente, os recursos são oriundos dos responsáveis pelos estudantes, de madrinhas e padrinhos que realizam doações mensais e/ou espontâneas e de campanhas de arrecadação, além de aportes financeiros recebidos do próprio CEBB e do ICM, suprindo necessidades recorrentes. 

Sonhe junto com o ICM e CEBB

Para 2022, queremos realizar ainda mais e gostaríamos de contar com você para efetivarmos o objetivo de ampliar integração social, fazendo de nossas escolas ambientes diversos e inclusivos. Sua contribuição contínua e mensal  também é muito importante para a viabilização de melhorias das instalações e condições gerais das escolas, que imediatamente refletirão em benefício para os estudantes com salas mais adequadas, laboratórios atualizados tecnologicamente, áreas comuns cobertas, quadras poliesportivas, transporte para saídas em campo e ampliar o apoio aos bolsistas.

Como Doar

Você pode contribuir com um valor fixo mensal ou único dentro da sua possibilidade. Venha somar com a gente para levar nosso projeto sócio-educacional a mais estudantes! (As doações da Escola Caminho do Meio e Vila Verde estão sendo recebidas utilizando a plataforma Doare que garante a criptografia e a inviolabilidade dos dados coletados. Os termos de uso da Doare podem ser acessados pelo link: https://doare.org/terms)
DOAR É FÁCIL ;) CLIQUE AQUI!
 

A Escola Caminho do Meio e a Escola Vila Verde, mantidas pelo Instituto Caminho do Meio, agradecem a sua participação na realização deste sonho!