Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

As Contemplações que Transformam a Mente | estudo e prática

As Contemplações que Transformam a Mente | estudo e prática

Sextas | 9h às 10h30

A contemplação dos quatro pensamentos está entre as práticas mais profundas e benéficas no caminho da iluminação, pois eles representam as verdades básicas sobre as quais todo o caminho espiritual se apoia.
[...]
Quando meditamos sobre dois dos quatro pensamentos – em primeiro lugar, a liberdade e a oportunidade da nossa existência humana preciosa e a dificuldade de obtê-la e, em segundo lugar, a impermanência – passamos a nos dar conta de que o nosso nascimento humano precioso é tão raro quanto o nosso tempo é curto. Essas duas contemplações ajudam a reduzir os venenos da mente e nos direcionam para a liberação. [...] Entretanto, podemos ainda estar procurando a felicidade apenas em termos relativos, e não em termos absolutos, pensando somente em como tornar nossas circunstâncias mundanas as melhores possíveis nesta vida e em vidas futuras. Como essa miopia cria obstáculos adicionais à meditação, meditamos sobre os dois últimos dos quatro pensamentos: o processo cármico de causa e efeito e o sofrimento que permeia a existência cíclica.”

— Chagdud Tulku Rinpoche

Os mestres dizem que os quatro pensamentos que transformam a mente nos proporcionam, ao mesmo tempo, a estrutura básica na qual todo o caminha se apoiará e os ensinamentos mais profundos sobre o funcionamento da existência cíclica. Estudá-los cuidadosamente e amadurecer este entendimento pela meditação é fundamental. Não é à toa que os professores se referem a eles como pensamentos que transformam: de fato, seu poder é tremendo e opera na nossa mente como uma alquimia, suscitando o nascimento de uma postura de genuína renúncia aos objetivos deludidos do samsara. Gradativamente, vamos nos abrindo à ilimitada potência do Darma.

 

Neste grupo de estudos, leremos e contemplaremos textos de mestres como Lama Padma Samten, Chagdud Tulku Rinpoche e Patrul Rinpoche. A ideia é nos expormos juntos a essas poderosas contemplações e, através da prática da meditação e do diálogo, amadurecermos coletivamente nossa compreensão. O grupo é aberto a todas as pessoas e não há pré-requisitos.

 

As Contemplações que Transformam a Mente
sextas
9h às 10h30min

facilitadora: Caroline Souza, sob orientação de Lama Padma Samten
contribuição livre*

*A doação espontânea é a única forma de sustentação das atividades do CEBB, dos facilitadores e do Lama. A generosidade da Sanga alimenta o Darma.