Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Atividades com Marcelo Nicolodi de 20 a 23 de fevereiro

Atividades com Marcelo Nicolodi de 20 a 23 de fevereiro

Serão 3 palestras e um estudo/contemplação. Confira as informações.

É com grande alegria que receberemos neste mês de fevereiro o aluno do Lama Padma Samten e tutor do CEBB Marcelo Nicolodi que vai realizar as 4 atividades abaixo:

PALESTRAS

Sustentando relações positivas em tempos de crise
Dia 20 de fevereiro – quarta-feira – 19h30 às 21h30

Todos os seres vivem numa rede complexa de relações e interdependência. Diante da diversidade de tendências, pensamentos e personalidades surgem conflitos pessoais e sociais.
De que modo os ensinamentos éticos e espirituais do Buda, oferecidos há 2600 anos atrás, podem nos ajudar na busca de soluções, ou pelo menos minimizar esses problemas? Como podemos atravessar as crises com menos sofrimento aproveitando as oportunidades para crescimento? Neste encontro olharemos para esse tema, que afeta a todos nós independente de idade, gênero, condição social ou nível cultural.

Palestra aberta indicada também para iniciantes. Todos serão bem-vindos!

A Roda da Vida
Dia 21 de fevereiro – quinta-feira – 19h30 às 21h30

Os ensinamentos do Buda sobre a experiência de vida dos seres estão resumidos na Roda da Vida. De que modo os seres são criados e ficam presos num ciclo infinito de nascimentos e mortes, imersos em confusão? Qual o papel de nossas ações na criação dessas experiências? Quais as emoções perturbadoras que podem predominar e nos trazer sofrimentos específicos? Há uma saída possível da Roda?

Neste encontro abordaremos estas questões, indicado também para iniciantes. Todos serão bem-vindos!

Desenvolvendo Amor e Compaixão com Equanimidade
Dia 22 de fevereiro – sexta-feira – 19h30 às 21h30

Os Oito Versos que Transformam a Mente são um dos ensinamentos mais profundos sobre como seguir um caminho espiritual e desenvolver amor e compaixão genuínos por todos os seres. Compostos por um grande mestre tibetano no século quatorze, permanecem atuais como um roteiro para transformar nossas mentes e corações de uma posição egoísta para uma abertura que inclui os outros com equanimidade.

Palestra aberta indicada também para iniciantes. Todos serão bem-vindos!

ESTUDO E CONTEMPLAÇÃO

Como entender a realidade – a sabedoria apontada pelo Buda
Dia 23 de fevereiro – sábado – 9h30 às 12h – 14h30 às 17h

O Buda ensinou que para superar o sofrimento e as confusões da roda da vida é necessário entender a natureza profunda da existência, tanto pessoal quanto do mundo que nos cerca. Esses ensinamentos que investigam a realidade estão descritos nos textos clássicos budistas.

Neste encontro utilizaremos passagens do famoso Sutra do Coração para estudar a visão de mundo descrita pelo Buda a partir da perfeição da sabedoria discriminativa (prajnaparamita). A partir dessa visão poderemos praticar meditações que nos ajudarão a nos libertar de nossas fixações, apegos e confusões.
O encontro é aberto a todos, o único pré-requisito é um interesse sincero em entender com maior profundidade a realidade que nos cerca.

INFORMAÇÕES GERAIS

Local: CEBB Porto Velho – Rua D. Pedro II, 1415 sub-esquina com Rua Joaquim Nabuco
Facilitador: Marcelo Nicolodi – aluno do Lama Padma Samten e tutor do CEBB
Contribuição sugerida: R$ 30, 00 cada palestra e R$ 100,00 para o Estudo no sábado
Informações e inscrições:
Luciana (69) 99909-9091 (WhatsApp)
Marcos (69) 99334-8167 (WhatsApp)

A sustentação das atividades do CEBB no Brasil é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras. Se você quer participar da atividade mas não tem condições de cobrir suas despesas, entre em contato conosco.