Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Áudio do Retiro de Verão 2016 #6 – Guru yoga, 4 Pensamentos que Transformam a Mente

Áudio dos ensinamentos de Lama Padma Santem no 3º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

Transcrição de um trecho do ensinamento

“Se não houvesse o guru, se não houvesse a lucidez primordial, não tinha caminho. Nem início, nem fim, nem resultado do caminho, não tinha nada. E naturalmente, quando se diz “Homenagem ao guru”, essa expressão já serve pra vários níveis.
Se a pessoa não tem uma compreensão do aspecto primordial, ela pega o aspecto sutil. Ela vê o guru e tem uma emoção. Se ela não tiver uma emoção, ela pega o aspecto grosseiro, ou seja, homenagem àquele ser estranho que está ali.
Mas o aspecto grosseiro do guru nem é o guru, do mesmo modo que as paredes não são o templo. Mas se a pessoa tem esse referencial, tudo bem. Se não for o guru vivo, pode ser o Buda ou algum outro mestre, e aí tem uma foto dele, uma imagem, alguma coisa grosseira que serve de base pra mente se posicionar.
Se a pessoa, por exemplo, olhando pra imagem de Buda no altar, começa a ver luzes na imagem, é melhor a pessoa se acalmar, tomar um copo de água fresca, dar uma volta, fazer alguma coisa assim, porque está passando um pouco do ponto. Então vocês não pensem que seguir pelo caminho grosseiro vai resolver. A gente começa a aumentar aquilo, aumentar, e isso vai dar problema, com certeza.
Ou seja, o ponto final nós já temos, a gente só ainda não descobriu. Então eu não preciso construir alguma coisa artificial. Mas tudo bem, nós vamos desenvolver essa conexão e seguir desse modo. Eu não entendendo como que é isso, então nós nos relacionamos com o guru como um médico. A gente tem um sintoma, vai até o médico e ele, a princípio, tem condição de nos ajudar, ele vê mais do que nós estamos vendo. Então esse é o aspecto grosseiro do guru.”
—Lama Padma Santem

Download do áudio

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.
[powerpress]

Principais temas

Guru yoga; método do caminho gradual: purificação e treinamento da mente (desenvolvimento de aptidões); Quatro (seis) pensamentos que transformam a mente; Homenagem ao guru, três aspectos; Vida humana preciosa; Vinda do Dalai Lama ao Brasil em 1992; Impermanência.

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA