Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Áudio do Retiro de Verão 2016 #8 – 4 Pensamentos que Transformam a Mente, 6 Blocos, Caminhos

Áudio dos ensinamentos de Lama Padma Santem no 3º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

Transcrição de um trecho do ensinamento

“Bloco 0 seria as pessoas no meio do mundo, achando tudo normal, tudo bem. Por exemplo, as pessoas em meio ao mundo querem paz, segurança, aumento de salário, 13º, férias, casa na praia, escola pras crianças, seguro saúde, ortodontista pras crianças, então se formos fluindo assim, estamos bem. Isso é o bloco 0.
Se alguém chegar e disser: “Veja, o mundo é isso, é aquilo”, aí a pessoa diz: “Ih, complicou. Vamos simplificar a coisa, esse fim de semana eu tenho um churrasco, to trazendo uns amigos, vamos curtir um som na beira da piscina”. Ah, isso sim! Eles também não tão olhando muito o que aquilo está causando, de modo geral, dentro do bloco 0, a gente não tem compreensão da ação cármica, do resultado das ações cármicas. A gente não compreende a causalidade cármica. A gente faz as ações e pronto, aquilo não tem conseqüência.
Então isso é bloco 0, e a gente aspira que tudo dê certo. Ainda que a gente veja a história de vida dos nossos ancestrais diretos, tipo pai e mãe, aquilo nunca deu muito certo, com os avós também não deu muito certo, com os outros também não deu muito certo…mas a gente ta achando que aquilo é uma inabilidade dos que vieram antes, que se a gente der um jeitinho, com a nossa esperteza natural, tudo vai dar certo, com certeza. Então temos essa sensação de que nós vamos indo.
E também a gente se sente perfeitamente recompensado pelas alegrias usuais, do mundo. A gente tem algum progresso, melhora um pouco de vida, temos algumas aspirações que vamos obtendo aos poucos, e a gente acha que aquilo ta tudo bem. O Pierre Weil chama isso de “normose”, é uma doença da acomodação. A gente pode dizer que a normose é uma doença perigosa, ela ataca a biosfera, destrói o planeta. Então a gente vai seguindo normal, normal, normal, jogando lixo, cortando as florestas, bombeando água, tudo normal, todo mundo de bem. E causa uma devastação.”
—Lama Padma Santem

Download do áudio

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.
[powerpress]

Principais temas

Quatro pensamentos que transformam a mente (vida humana preciosa, impermanência, carma e sofrimento); refúgio;
roda da vida; seis reinos; transmigração; seis bardos; explicação dos seis blocos; devoção e linhagem; caminhos.

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA