Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Áudio do Retiro de Verão 2016 #1 – Palestra de abertura

Áudio do ensinamento de Lama Padma Samten no 1º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

Transcrição de um trecho do ensinamento

“O método em geral tem um software que é dependente das circunstâncias, mas tem um princípio gerador desse software, e esse princípio gerador desse software é o mesmo, ele não muda. Tem um código fonte gerador desse processo, esse código fonte é o mesmo, ele não muda ao longo do tempo.
O aspecto secreto é o código fonte. O aspecto sutil são meios hábeis muito profundos que surgem do código fonte, e esses meios hábeis podem se expandir, mas de modo geral, eles se mantém intactos. Eles seriam aspectos de sabedoria que são emanados dessa natureza mais profunda e nos auxiliam.
Por exemplo, independente da situação da nossa própria cultura, tem bênçãos protetoras que foram emanadas pelos budas do passado que estão vigente e atuantes, e nós podemos nos valer dessas bênçãos. Por exemplo, a noção de compaixão, ela não tem uma localização espacial nem temporal. Ela também não é uma propriedade de alguém. A gente também não vê com olhos, nariz, língua, tato e mente. Ela altera a nossa forma de comportamento, direciona nossa energia, mas nós não conseguimos localizar a origem.
Existem muitas qualidades desse tipo, emanadas pelos budas, que pairam e nos protegem. Por exemplo, nós podemos morrer, mas a compaixão que nos animou não morre — ela segue pairando. É muito interessante o nível chamado de Sambhogakaya. De modo geral a gente não percebe isso, a gente transmite as qualidades, vai passando de pai pra filho, aquilo vai indo, e a gente não chega nem mesmo a localizar, a verbalizar ou olhar com profundidade isso, mas essas qualidades existem.
A gente pode dizer que se a civilização humana existe, se existem direções positivas hoje ainda funcionando é porque essas bênçãos estão existindo. Então no budismo nós vamos dizer que existem as quatro qualidades incomensuráveis e as seis perfeições. São bênçãos emanadas. Por exemplo, nós temos a compaixão, que eu citei, nós temos amor, alegria, equanimidade, generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria. Então nós temos dez itens que estão presentes, estão disponíveis, software livre. Não precisa nem baixar, funciona na fonte direto, na nuvem, você aciona e está funcionando.
Se mais pessoas fizerem conexão a banda não sobrecarrega, não tem problema nenhum — na verdade, até reforça. Se mais pessoas começam a operar com compaixão, o sistema todo se reforça. Aquilo não é competitivo, é uma expansão. Se mais de 10% das pessoas começarem a operar com compaixão, amor, alegria, equanimidade, generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria, o sistema inteiro sente o impacto.”
—Lama Padma Samten

Download do áudio

Para baixar o MP3, clique abaixo com o botão direito em “Download” e selecione “Salvar destino/link como…”.
[powerpress]

Principais temas

Visões de mundo e avídia; a visão do Buda (como opera a mente lúcida e como opera a mente confusa?); Sambhogakaya (aspecto sutil, bênçãos); seis Reinos.

Vídeo do ensinamento

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA