Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Palestra e Lançamento de Livro, com o prof. Luiz Gonzaga de Souza Lima | CEBB BH

Palestra e Lançamento de Livro, com o prof. Luiz Gonzaga de Souza Lima | CEBB BH

Quinta-feira, 27 de junho de 2019

Palestra

Brasil: tragédias e crise social. Em busca de novas esperanças.

Quando se chega ao fim, lá onde acabam os caminhos, é porque chegou a hora de inventar outros rumos. É hora de outra procura. É hora de o Brasil se Refundar. A Refundação é o caminho novo e, de todos os possíveis, é aquele que mais vale a pena, já que é próprio do humano não economizar sonhos e esperanças. O Brasil foi fundado como empresa. É hora de se refundar como sociedade. _ prof. Luiz Gonzaga

Ingresso: R$ 25,00
Às 19h30

Inscreva-se aqui!

 

Lançamento do livro e autógrafos

A Refundação do Brasil – Rumo à Sociedade Biocentrada

Preço de capa: 60,00 (dinheiro, cheque ou cartão, no evento)
Às 21h

Onde…

AUDITÓRIO DA LIVRARIA PAULINAS
Av. Afonso Pena, 2142, 2º andar,
Funcionários, Belo Horizonte

Sobre o livro

Revista Bodisatva

Frequentemente apontado pelo Lama Samten em suas palestras como um livro-chave para entendermos o Brasil e nos reencantarmos com uma nova possibilidade de pensá-lo e vivê-lo, o livro A Refundação do Brasil, do cientista político Luiz Gonzaga de Souza e Lima, é objeto desta resenha de Dirlene Ribeiro Martins para a Bodisatva. O texto nos introduz às principais ideias trazidas pelo livro: a descrição clara sobre uma terra explorada, desde o início, por um olhar privatizador e coorporativo, mas que guarda os elementos de sua própria e humana refundação. Um livro para afinarmos nosso olhar sobre a bolha-Brasil e identificarmos os elementos que já temos para sonhar em outras e mais lúcidas direções.

Continue lendo, aqui.

A Revista Bodisatva estará disponível no evento para aquisição durante a sessão de autógrafos.

Leonardo Boff (Prefácio do livro)

Luiz Gonzaga de Souza Lima avança uma perspectiva original e de grande força interpretativa com seu texto. Sua obra é fruto de uma reflexão, feita a partir do Brasil mesmo. Seu olhar alcança longe para trás, numa consideração sucinta mas certeira da evolução da humanidade. É nesse contexto que Souza Lima associa a Refundação do Brasil às promessas de um mundo novo. O livro associa análise minuciosa à síntese criadora, os padecimentos da história à esperança de tempos melhores e representa um cântico de amor ao país e à sua gente.

Sobre o autor

Luiz Gonzaga de Souza Lima é mineiro, cientista político, professor universitário. Vivenciou uma intensa experiência de militância política nos anos sessenta. Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma universidade, de 1974 a 1979. Dirigiu a criação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) nos anos 1979/80/81/82 voltando a dirigi-lo em 1985/86/87. Foi professor e pesquisador do Centro João XXIII e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES), órgão anexo à CNBB, entre 1980/88. Integrou o grupo fundador do instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Em 1990, recolheu-se em Cumuruxatiba, pequeno povoado de pescadores e índios pataxó, próximo ao Monte Pascoal, onde permaneceu até 1992, tempo que se dedicou a estudos e reflexões sobre a formação brasileira. A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ensinando Teoria Política e Política Internacional. Anistiado em novembro de 2008, aposentou-se da universidade.

Autor de seis livros e dezenas de artigos científicos, publicados na Itália, Argentina, Alemanha e Brasil. Hoje vive entre a Fazenda Inglesa, em Petrópolis, e Cumuruxatiba, na Bahia, e se dedica a compartilhar suas reflexões e a escrever ensaios sobre a crise contemporânea.

Mais informações

Contato:
Telefones (31) 99979-8963 – (31) 98833-2250 | Whatsapp (31) 99639 4549
E-mail bh@cebb.org.br

Apoio:

 

 

 

Evento realizado em parceria com a Unipaz-MG
Associação Universidade da Paz de Minas Gerais