Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Campanha Escolas | Cinco Sabedorias/Inteligências

Colabore com nosso sonho de construir uma cultura de paz

e educação para a felicidade!

As Cinco Sabedorias na Escola Caminho do Meio

  • Sabedoria do Acolhimento enxerga cada ser como o centro do seu próprio mundo e seu próprio contexto, sendo que suas experiências se manifestam como espelho de sua própria mente. Na pedagogia da escola, isso se traduz como atenção à criança em todas as suas dimensões: corpo, emoções, percepções, entendimentos e paisagens mentais. Procuramos acolhê-la em seu próprio mundo e ajudá-la a desenvolver a capacidade de acolher os outros ao seu redor.
  • A Sabedoria da Igualdade é fundamental entre os seres, gerando um interesse genuíno pelos outros, pelas suas qualidades e pela sua felicidade. Na pedagogia da escola, isso se traduz como valorização de todas as formas de vida e celebração da diversidade como riqueza. Procuramos irrigar a generosidade e ajudar cada criança a se alegrar com as alegrias das demais.
  • A Sabedoria Investigativa compreende cada elemento do mundo como um nó que tece as realidades em que habitamos. Na pedagogia da escola, isso se traduz como entendimento de que a criança só aprende aquilo que a interessa e que faz sentido no seu próprio mundo. Procuramos acender a faísca do olhar que se debruça sobre o mundo e se interessa em compreendê-lo e transformá-lo.
  • A Sabedoria da Causalidade entende as complexas relações de causas e consequências e nos fornece a base para uma ação adequada no mundo. Na pedagogia da escola, isso se traduz como valorização da interdependência que conecta cada criança à sua família, sua cidade, seu país, o mundo e a rede de sistemas que sustenta a vida na Terra. Procuramos dissolver as ações que geram confusão e estimular as que favorecem a vida, a paz, a compaixão e a sabedoria.
  • A Sabedoria da Transcendência se assenta na dimensão livre e criativa de cada ser, entendendo que sempre somos muito mais do que aquilo que manifestamos. Na pedagogia da escola, isso se traduz como uma educação que ajude cada criança a reconhecer seu próprio mundo interno, seus repertórios, suas visões e compreensões. Procuramos ampliar as fronteiras do olhar, estimular a capacidade de criar e lembrar cada criança de que sua natureza mais profunda é como a amplidão do próprio espaço.

As Cinco Inteligências na Escola Vila Verde

As Cinco Sabedorias se manifestam como inteligências relacionais e, portanto, não se restringem aos estudantes, incluindo também professores, pais e, ao final, a sociedade. Por entender as Cinco Inteligências dessa forma, elas estão presentes em todas as atividades escolares dentro e fora de sala, passando também pela relação institucional da escola com as famílias, os colaboradores, os gestores públicos e a própria sociedade. Buscamos uma experiência real de cultura de paz agindo de forma coerente com aquilo que falamos. As Cinco Inteligências são assim entendidas e aplicadas:

  • Inteligência do Espelho, simbolizada pela cor azul, está presente cada vez que compreendemos o outro no mundo do outro, sabendo que ele passou por experiências que explicam suas ações, gerando assim uma atenção empática ao outro. A Inteligência do Espelho compreende, mas não justifica. Ao compreender o outro em seu mundo, somos capazes de desenvolver a habilidade de sermos compreendidos no contexto do outro, o que facililta a comunicação.
  • Inteligência da Igualdade, simbolizada pela cor amarela, nos permite trabalhar em grupo ou em rede, nosso grande referencial. Perceber que temos algo que nos une, que nos torna conscientes dos interesses, objetivos e características do outro desperta em nós um interesse genuíno pelo outro, e assim as conquistas do outro serão as nossas.
  • Da Inteligência da Igualdade brota naturalmente a Inteligência Discriminativa, que é a habilidade de descobrirmos meios de auxiliar os outros na busca por seus objetivos. O sentimento dominante, mas não exclusivo, é o da generosidade. Dessa forma, nos alegramos em oferecer recursos, ideias, conhecimentos e habilidades para o outro. Afinal, o que alegra o outro, também nos alegrará.
  • Inteligência da Causalidade abarca, essencialmente, os valores éticos na ações. É essa inteligência que nos ensina que ações positivas geram frutos positivos, e ações não positivas geram frutos não positivos. Dessa maneira, podemos corrigir nossa postura frente ao mundo, percebendo-o como inseparável de nós mesmos.
  • A Inteligência da Liberdade reconhece no outro e em nós mesmos o âmbito da plena potência. Somos essencialmente seres livres que, por vários motivos, se expressam de forma estreita. Essa inteligência liberta o outro do olhar pré-concebido que temos sobre ele, mas também nos liberta do hábito de ver os outros de forma reducionista.

 
VOLTAR

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA