Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Cine Darma em Salvador – Set/2017

Cine Darma em Salvador – Set/2017

Como parte das ações que integram a campanha em prol da construção do templo no Recôncavo, o CEBB anuncia o CineDarma. Durante 4 encontros, realizados aos sábados de tarde durante o mês de setembro no CEBB Barris, teremos a oportunidade de conhecer e conversar sobre a produção cinematográfica de Khyentse Norbu, o mestre Dzongsar Khyentse Rinpoche, que tem feito da Sétima Arte uma das faces de sua prática.

A PRÁTICA

CineDarma

“Apenas suponha que nascemos em uma sala de cinema. Nós não sabemos que o que está na nossa frente é apenas uma projeção. Nós não sabemos que é apenas um filme, apenas uma película, e que os eventos no filme não são reais – que eles não têm existência verdadeira. Tudo o que vemos nessa tela – amor, ódio, violência, suspense, emoções – são na verdade apenas o efeito da luz projetada através de celuloide. Todavia nunca ninguém nos disse isso, então apenas sentamos e assistimos, fixados no filme.”

A vida como cinema, Dzongsar Khyentse Rinpoche

A CAMPANHA

Todas as contribuições recebidas ao longo do CineDarma serão destinadas para a finalização do templo que atualmente está em construção na sede Rural do Cebb no Recôncavo. Para conhecer outras ações positivas dessa campanha:

Link da campanha: http://www.cebb.org.br/campanha-de-construcao-do-templo-budista/

Contribuição sugerida: R$ 10,00/ sessão do CineDarma

PROGRAMACÃO

 

  • DIA 09/09 (15:00h) – O pequeno buda (Bernardo Bertolucci, 1993, 123 min.)

Lama Norbu, um monge budista, viaja a Seattle em busca da reencarnação de seu antigo mestre. A família do jovem que Norbu acredita ser o mestre reencarnado concorda em acompanhá-lo ao Butão, onde passam a conhecer melhor a história de Siddharta. O diretor italiano Bernardo Bertolucci contou com a consultoria de Dzongsar Khyentse Rinpoche durante a produção do filme, e foi a partir dessa parceria que teve início o interesse de Dzongsar pela realização cinematográfica.

  • DIA 16/09 (15:00h) – Palavras do meu professor perfeito (Lesley Ann Patten, 2003, 103 min.)

Documentário que segue a história de três alunos de Dzongsar Khyentse Rinpoche em busca da iluminação. Filmado no Reino Unido, Butão, EUA, Canadá e Alemanha, narra de forma bem-humorada a relação entre um mestre e seus discípulos.  

  • DIA 23/09 (15:00h) – A copa (Khyentse Norbu, 1999, 93 min.)

Como um monge pode manter a mente nos estudos enquanto Ronaldinho joga pelo Brasil?… Dois jovens refugiados tibetanos ingressam em um mosteiro na Índia, ao mesmo tempo em que ocorre a Copa do Mundo na França. No mosteiro, conhecem um aluno fanático por futebol, determinado a assistir à final da competição. Primeiro filme escrito e dirigido por Khyentse Norbu.  

  • DIA 30/09 (15:00h) – Viajantes e mágicos (Khyentse Norbu, 2003, 108 min.)

Segundo longa-metragem do diretor, narra a história de Dondup, um jovem funcionário do correio que vive em um vilarejo no Butão e sonha com uma vida melhor nos Estados Unidos. Quando aparece a oportunidade de partir, ele tem dois dias para chegar à capital do país, mas a tarefa não é nada simples, pois no Butão os ônibus são inconstantes e as estradas precárias. Obrigado a viajar de carona,  Dondup conhece outros viajantes no caminho, como o monge que lhe conta a história do fazendeiro Tashi, um estudante de magia que fica prisioneiro de um feitiço. Sonhador como Tashi, Dondup irá mudar seus projetos e sua maneira de ver as coisas durante a viagem.

 

Nos dias em que ocorrer o CineDarma, as outras práticas regulares previstas para as tardes de sábado estarão suspensas.

Informacões com a facilitadora Sandra (71) 987989252