Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como distinguir entre equanimidade e indiferença?

Resposta de Lama Padma Samten:
“A indiferença é um dos vedanas. Ela corresponde ao 7º elo dos 12 elos de originação dependente. Quando operamos a partir dos 12 elos, surge no 7º elo a percepção de que as coisas são boas ou ruins, de que devemos nos afastar de algumas coisas e nos aproximar de outras. Com aquilo que não está nas categorias de aproximação ou afastamento, somos indiferentes.
A equanimidade é outro ponto. Olhamos os seres com compaixão e amor. Compaixão e amor não estão presentes nos 12 elos, já são as práticas dos bodisatvas. Com a compaixão e o amor vemos resultar a alegria. Quando surge a alegria, como decorrência surge a equanimidade: a nossa disposição de manter a prática de compaixão e amor por todos os seres. Em resumo, a equanimidade é uma forma positiva de relação com os seres por meio de compaixão e amor. A equanimidade não é igual à indiferença, que seria a falta de sensibilidade em relação aos seres. Rompemos a indiferença praticando compaixão, amor e a disposição positiva não flutuante que é a equanimidade.”
Fonte: conversa por Skype com o Lama Padma Samten em 29 de maio de 2007.
* A foto desse post é uma representação de Chenrezig, o Buda da Compaixão. Os quatro braços e mãos representam as quatro qualidades incomensuráveis: amor, compaixão, alegria e equanimidade.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA