Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Como fazer surgir o elemento éter na meditação?

Como fazer surgir o elemento éter na meditação?


Pergunta: Sinto que minha mente opera muito no reino dos animais. Tenho extrema dificuldade em fazer surgir o elemento éter. Quando eu medito, sinto que consigo acessá-lo às vezes, mas não consigo manter por muito tempo. O que eu deveria fazer?

Lama Padma Samten: Eu acho que o melhor é fazer sessões curtas e aprender a ativar isso. Uma vez que você consegue ativar um pouco o elemento éter, logo em seguida você vai aprender a ativá-lo mais facilmente. Se perseverar um pouco, consegue.

O aspecto primordial é o aspecto mais importante ligado aos elementos. Por exemplo, se nós acessarmos os elementos porque alguma coisa acontece, isso é um processo causal: nós provocamos alguma coisa e aquilo produz o surgimento dos elementos. Se tivermos um susto, por exemplo, aparece o elemento éter.

A questão toda é podermos acionar o elemento sem nenhuma elaboração causal. Isso é especial. Porque isso é o aspecto primordial, não-causal. Se pudermos fazer isso, é muito bom, gera autonomia. Progressivamente vamos entendendo esta região silenciosa de onde as coisas brotam; esse é um ponto super importante. Minha sugestão é que você persevere, que não se valha de nenhum outro elemento a não ser a naturalidade do surgimento autônomo, da ativação autônoma dos lungs.

Pergunta realizada na noite de 20/02/2014, durante o Retiro de Verão, no CEBB Caminho do Meio.

Foto: Flávia Tótoli