Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Como estabelecer terra pura nas instituições?

Como estabelecer terra pura nas instituições?

Lama Padma Samten: O ponto seria assim – quando começamos, começamos com os sonhos. Os sonhos nos conduzem mais facilmente à Terra Pura, porque a Terra Pura vem da boa vontade: “eu quero que as coisas deem certo.”

Então, eu posso começar por um sonho. Por exemplo, aqui na secretaria de cultura, o que é que nós fizemos de bom até agora? É bom termos boas respostas para isso. Quais foram as boas experiências aqui na secretaria até esse momento? O que é que historicamente a secretaria de cultura fez? O que é que historicamente a cultura pode fazer? Olhamos desse modo. O que poderíamos aproveitar disso para daqui para frente? O que poderíamos ampliar?

Nesse momento, todas as pessoas terão ideias. Quando as pessoas têm ideias, isso já é uma conexão com Chenrezig, porque são ideias positivas, porque as perguntas já foram positivas. Quando a pessoa oferece alguma coisa, ela não apenas oferece uma ideia, ela oferece uma energia junto.

Se aquela ideia, associada à energia, coincide com a de outros, as pessoas têm nascimento conjunto em torno disso. Então, brota uma chama, essa chama termina funcionando dia e noite. Isso é Terra Pura.

Se dentro dessa Terra Pura nós pudermos trabalhar também os meios-hábeis, usando as cinco sabedorias surgindo como meios hábeis, melhor. Nós treinamos o não esmorecimento, ou seja, eu ajudo o outro e mesmo que eu encontre problemas nele, aquilo não me afeta. Por quê? Porque ele está afetado por aquele problema e eu irei ajudá-lo a ultrapassar aquilo.

Nós entendemos como nós podemos dar nascimento positivo a ele, isso são os meios hábeis. Eu olho para ele, vejo qualidades positivas e falo com aquelas qualidades dentro dele e ele responde, então, nós temos uma aliança. Tudo isso é um resultado dos cinco diani budas atuando como meio prático, como método prático. Nós podemos utilizar isso.