Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como perdemos o refúgio verdadeiro?

Trecho do comentário de Lama Padma Samten ao Sutra Surangama no estudo do dia 1º de junho de 2021. 
Como que a gente pode perder o contato com a natureza verdadeira da mente que não vem e nem vai e se identificar com aquilo que surge e cessa? A resposta é a originação dependente, a flutuação da energia junto com a mente. Quando surge algo desse tipo a gente engata e vai, então, nós tomamos como refúgio, como sensação de existência, justamente a capacidade de seguir esse fluxo de originação dependente, de ficar dando origem a significados, ficar andando pra lá ou prá cá. A gente se imagina sendo isso.

“Vocês se perderam de sua verdadeira natureza e, desse modo, agem a partir da delusão. Portanto, visto que vocês perderam o contato com a natureza verdadeira de sua
mente ao se identificarem com os objetos que percebem, vocês se mantêm presos ao ciclo de morte e renascimento*”. 

Essa fidelidade que a gente tem com a originação dependente, e então ficar criando, que é essa flutuação da mente, é justamente o que a gente busca. A gente fica procurando coisas que produzam flutuação na mente. Se nada produzir flutuação da mente a gente acha que a vida não tem graça, a gente fica procurando isso. Quando isso surge a gente engata naquilo e vai, e se sente mais vivo, mais presente, mais verdadeiro. Portanto, a gente se mantém presos aos ciclos de mortes e renascimentos, porque tudo aquilo que a gente se engaja nesse sentido surge e cessa o tempo todo. O Buda dá o ensinamento sobre aquilo que não flutua mesmo em meio às experiências dos ciclos de mortes e renascimentos.
* Trecho do Sutra Surangama
 
Transcrição: Stela Santin
Para saber mais sobre o estudo e se inscrever, clique aqui
 
 

 
 

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA