Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Como se engajar em atividades em meio ao mundo sem desejo e apego?

Lama Padma Samten: Nesse ponto vem a questão da motivação, todas essas coisas podem entrar na categoria de meios hábeis.
Nós usamos as identidades como meios hábeis para gerar lucidez, para ajudar as pessoas de algum modo, aí não tem problema. O ponto é não estar preso àquela bolha. O problema todo é a ignorância. Ignorância significa ficarmos presos naquele contexto, pensando que somos verdadeiramente as identidades. Quando nós estamos ali, operando a partir de alguma identidade, mas nós vemos que não somos aquilo, nós nos manifestamos ali dentro sem problemas, isso é a dupla realidade. Nós mantemos o refúgio na natureza primordial, a natureza ampla da mente, a natureza livre da mente e a nossa ação são as cinco sabedorias.
Quando nós olhamos para os seres para ajudá-los, nós precisamos entendê-los no mundo deles. Então, para entender os seres no mundo deles, muitas vezes nós temos que estar junto deles, com a cara deles. Isso é representado pela imagem do Sutra do Lótus, onde o pai se veste de catador de esterco e vai trabalhar com o filho, vai conversar com o filho. Se ele se revelar na forma como ele é, o filho teria medo, se afastaria. Então, o meio hábil é isso, a pessoa gera uma configuração no mundo para ajudar os seres.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA