Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Oficina | Compaixão Inteligente: como não paralisar diante de um mundo em crise?

Oficina | Compaixão Inteligente: como não paralisar diante de um mundo em crise?

Estamos muito felizes em receber a querida Lia Beltrão para nos ajudar a contemplar essa pergunta urgente que está na mente de muitos praticantes.

“A pergunta que tem me guiado ao longo de minha vida aqui neste belo planeta Terra é como estar completamente presente para meu mundo – presente o suficiente para me deleitar e ser útil – enquanto nós enquanto espécie estamos progressivamente destruindo-o.” ~ Joanna Macy

Inspirada no trabalho desenvolvido pela eco-filósofa e estudiosa do budismo Joanna Macy e pelos ensinamentos do Lama Padma Samten sobre construção de terra pura a partir das cinco sabedorias, a oficina tem como intenção abrir uma espaço para contemplarmos juntos os grandes temas que nos afligem coletivamente e investigar se a meditação e conceitos budistas de compaixão, sabedoria e ação lúcida no mundo podem de fato nos ajudar e como.

A oficina é uma apresentação vivencial do Trabalho Que Reconecta (TQR), uma metodologia baseada na emergência da inteligência coletiva em cada grupo, portanto, é através de atividades práticas iremos mergulhar nas diferentes fases do trabalho – incluindo a dor que sentimos pelo que se passa no mundo e como podemos gerar um olhar mais amplo e uma postura de coragem inteligente diante do que acontece, para por fim, atuar no mundo para benefício dos seres e do planeta.

O TQR é uma ferramenta muito bem lapidada de tornar os ensinamentos budistas – que muitos de nós temos contemplado e praticado – verdadeiramente úteis para quem, independente de sua orientação espiritual, está se sentindo desesperançado com o que acontece no mundo e em nosso país e poder se inspirar para agir com coragem e inteligência onde quer que seja.

Sobre o Trabalho que Reconecta (TQR)

O TQR é uma metodologia que foi desenvolvida e está sendo colocada em prática há mais de quarenta anos. Ela nasceu como forma de ajudar ativistas ambientais nos anos de 1970, que se encontravam quase sempre imersos em tristeza ou raiva diante do que viam, a gerarem mais lucidez e compaixão. Em um linguajar budista, o TQR pode ser definido como o caminho do Bodisatva traduzido para quem está sofrendo muito com o que está testemunhando no mundo natural, político e social.

Sobre Joanna Macy

Ativista, autora e professora, estudiosa do budismo, teoria dos sistemas e ecologia profunda, Joanna Macy é uma voz respeitada em movimentos pela paz, justiça e ecologia por interconectar seus aprendizados nesses campos de conhecimento com mais de seis décadas de ativismo. É a professora-raíz do Trabalho Que Reconecta e atualmente, com 90 anos, vive em São Francisco, nos Estados Unidos.

Público

Qualquer pessoa que se sinta afetada emocionalmente com o que acontece com o mundo ao seu redor, seja ambiente, politica ou socialmente, ou tenha interesse de conhecer a metodologia é bem-vinda. Não é absolutamente necessário ser budista, praticante de meditação ou ativista.

Mais Informações

Quando: Quarta-feira, 20 de novembro de 2019.

Horário: 9h às 18h.

Onde: CEBB São Paulo | rua Maestro Cardim, 1024 (perto das estações Vergueiro e Brigadeiro do metrô)

Contribuição sugerida: R$ 70. Sua generosidade apoia diretamente o caminho de Lia Beltrão e a sustentação de todas as atividades do CEBB São Paulo e do Lama Padma Samten.

Sobre a facilitadora: Lia Beltrão é tutora do programa de referenciais do CEBB, editora da Revista Bodisatva e facilitadora do Trabalho Que Reconecta.

Faça a sua inscrição agora →