Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Curso | Ciência e Espiritualidade sob um olhar budista

Curso | Ciência e Espiritualidade sob um olhar budista

17 de novembro | domingo | com Flávio Depaoli

“A ciência não se trata apenas de ciência, mas sim da forma como validamos a realidade.
Se trata da filosofia da ciência e da questão do conhecimento.
Se trata da questão: “como a gente se engana?” 

Lama Padma Samten

A ciência busca a verdade e ao longo dos anos vem desenvolvendo formas incríveis para realizar este propósito. Os gregos da antiguidade rapidamente perceberam que os sentidos físicos podem nos enganar e modos mais profundos de investigação da realidade seriam necessários. Surge então o método científico com sua hábil característica de unir raciocínio, medições criteriosas e uso de ampliadores dos sentidos (equipamentos experimentais).

A partir disso as transformações tem sido profundas e rápidas. Nas últimas décadas mudamos completamente nossos modos de expressão e organização sobre o planeta, aprendemos inúmeras formas de manipular a matéria no sentido de criar ferramentas fascinantes e sedutoras. Entretanto, ao mesmo tempo que o conforto material cresceu muito, nunca antes nos deparamos com questões ambientais tão sérias e preocupantes. E a mesma visão de mundo que nos conduziu a este momento histórico da humanidade está presente em todos aqueles que frequentaram a escola, a visão científico materialista.

Neste curso, como cientista, músico e praticante budista, gostaria de estar compartilhando com vocês onde sinto que a influência da ciência pode ampliar nossa percepção da realidade e onde pode estreitar também! Seremos guiados pelos ensinamentos budistas da Roda da Vida que nos ajudam a comprender as estruturas internas da mente presentes antes da formulação de qualquer experimento científico.

O curso é indicado para qualquer pessoa interessada pelos temas. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre Budismo ou Ciência para participar.

Facilitador:

Flávio Depaoli é físico integrante do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS, onde atua no desenvolvimento de sensores de parâmetros fisiológicos; colabora com o grupo de pesquisas da Fisiatria e Cardiologia do Exercício do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; participa de pesquisas acadêmicas em Yoga e Meditação; é facilitador da UNIPAZ e tutor dos referenciais do CEBB, sob orientação do Lama Padma Samten.

Programação do curso:

Domingo
9h às 12h | Curso*
12h | Almoço**
14h às 17h |  Curso*

* Haverá intervalo para lanche
** O almoço é por conta de cada participante. O grupo pode se reunir para almoçar nas proximidades do evento.

Onde:

Rua Sapucaia, número 221, no centro de Imbé/RS.

Inscrições:

Contribuição sugerida*: 
R$50,00

*A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a generosidade dos seus frequentadores. Ao contribuir, você apoia as atividades do GEBB Litoral Norte e o próprio tutor.

Faça sua inscrição aqui

Contato

Para mais informações, favor entrar em contato através dos telefones:

Mônica | (51) 984212029
Viviane | (11) 998046004

ou e-mail monicadornelesnicolau@gmail.com

Encontros regulares

Veja aqui quando o grupo do GEBB Litoral Norte se encontra para estudar e praticar.