Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Curso | Psicologia Budista 2017

Curso | Psicologia Budista 2017

No mundo atual, quando todos necessitam de ajuda, os ensinamentos do Buda sobre a Roda da Vida é um instrumento para andarmos no mundo de forma mais lúcida. Inscrições abertas. Requer inscrições e entrevista previa.

É dito que o oriente sempre exerceu um fascínio sobre o imaginário do povo ocidental. Nossa mente ocidental, apegada ao individualismo e à necessidade de julgamentos de valor, encontra em Psicologia Budista os fundamentos de um novo olhar e modo de viver mais feliz.

O que é psicologia budista? Se o sofrimento foi construído, ele pode ser desconstruído. Para tanto, é necessário aprender a percorrer o caminho inverso. Mas isso só não é suficiente. A lucidez é alcançada pelo cultivo da mente compassiva, associada à realização de que coisas e relações existem apenas na inter-dependência. Não se trata de uma construção acadêmica. A prática é bem mais importante que a teoria. Será oferecida a prática da meditação budista. Vamos observar e investigar nossa mente e os estados mentais. O resultado é a descoberta do quanto estes afetam a qualidade de nossa existência. ´

Usaremos os ensinamentos do Buda sobre a Roda da Vida como instrumento para andarmos no mundo de forma mais lúcida. Uma visão minuciosa que esclarece os mecanismos pelos quais criamos as nossas experiências de realidade.

No mundo atual, quando todos necessitam de ajuda, os ensinamentos da cultura tibetana emergem, pouco a pouco… e fazem uma grande diferença…
É a 18ª turma desse curso!

Todos são bem vindos!

 

“Na minha experiência em encontrar grupos, tenho percebido o grande benefício que a compreensão profunda e detalhada da operação do mundo mental das pessoas, dos outros seres e das organizações, pode trazer a eles mesmos”. Lama Padma Samten

Publico:

Não há pré-requisitos para participar. O curso é desenvolvido de tal forma, que possa chegar às pessoas nos mais diversos universos de disposição de tempo. Sem stress, sem pressa e intenso. Aplicável para transformarmos ou melhorarmos nossa relação consigo próprio, com o outro, com a sociedade e com a biosfera.

Como acontece:

Adotamos estudar detalhadamente o modo como construímos o sofrimento e os métodos possíveis de serem acessados para alcançarmos a lucidez, ou seja, a liberação do sofrimento. Para dar suporte a esse novo olhar, estudaremos e praticaremos assuntos outros, como a prática da meditação, interação com o meio ambiente, contato com os elementos da natureza, grupo de estudo do livreto Relações e Conflitos. Em paralelo, acontece o curso Nascendo no Lotus e, em alguns momentos estaremos juntos.

Calendário

Todo primeiro final de semana do mês, a partir de março 2017 (com 3 exceções). Curso modulado, de forma intensiva.

Módulo 1 *: 11 e 12 março
Módulo 2 *: 8 e 9 abril
Módulo 3 : 6 e 7 maio
Módulo 4 : 1º e 2 julho
Módulo 5 : 5 e 6 agosto
Módulo 6 : 2 e 3 setembro
Módulo 7 : 7 e 8 outubro
Módulo 8 *: 11 e 12 novembro
Módulo 9 : 2 e 3 dezembro
Módulo 10: a definir

Facilitador

Ana Ricl: Tutora do Programa de Facilitadores do Dharma, criado pelo Lama Padma Samten, onde orienta outros instrutores e praticantes de meditação. Aluna do Lama Samten há 20 anos, atualmente ministrando cursos de introdução à meditação e também de aprofundamento em vários locais.

Informações:

71. 9. 9134.8455 (Tim)
71. 9. 9913.8455 (Vivo)
e-mail: salvador@cebb.org.br

Local:

Centro de Retiro do CEBB, no Recôncavo. KM25, entre Santo Amaro e Cachoeira

Inscrição:

Para realizar sua inscrição, atente para os seguintes passos:
1) Preencha a inscrição on line; Pode enviar e-mail ou telefonar para tirar as duvidas
2) Fazer o depósito da primeira parcela, na conta abaixo. Se preferir, é possível fazer o depósito do valor total. Não trabalhamos com cartão;
3) Envie o comprovante para salvador@cebb.org.br; escreva no título do e-mail: Curso de Psicologia Budista.

IMPORTANTE: Requer Entrevista prévia. Por favor, fazer contato para agendarmos a entrevista.

Material para acompanhar o curso: É desejável que cada participante adquira o livro texto A Roda da Vida e o livreto Relações e Conflitos, ambos do Lama Padma Samten, para suas leituras e estudos individuais. Dispomos na lojinha.

Contribuição Sugeirda para o Curso e estadia: para o curso, o valor sugerido é de R$ 150,00 (contribuição praticada em 2016). Acomodações e refeições: R$ 90 pela estadia no período. Esses valores foram praticados durante todo ano 2016. É provável um reajuste a partir do 5º modulo.

NOTA: Parte das contribuições financeiras será destinada à complementação da construção do Templo.

Dados para depósito:

Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia
Caixa Econômica Federal
Agência 0061
Conta Corrente 2573-6
Operação 003
CNPJ 18.684.059/0001-01

INFORMAÇÕES GERAIS

Dúvidas e informações sobre a contribuição, curso ou outro item favor entrar em contato pelo e-mail acima. A mera questão monetária não deve ser um impedimento a participação.

Refeições

As refeições durante o retiro/curso são simples e seguem a linha ovo-lacto-vegetariana. Nosso cardápio é feito de forma saudável e equilibrada.

Hospedagem

A hospedagem é em alojamentos coletivos. É necessário trazer travesseiro, toalha, cobertor, roupa de cama e banho, lanterna, repelente etc.

Atividades voluntárias (Samoh)

Os participantes são convidados a praticarem ações voluntárias, desenvolvendo atividades de limpeza, preparo de alimentos, jardinagem e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os cursos fazem parte do treinamento da mente e da energia. Contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.

Informações Complementares

Não é permitido: trazer animais – o consumo de carnes – portar ou consumir bebidas alcoólicas e outras drogas. Não possuímos cofre – evite trazer objetos pessoais de valor. Se possível, traga só o essencial. Não possuímos serviço de assistência médica; eventualmente, temos praticantes que médicos e que podem auxiliar em eventualidades.

Como Chegar ao Cebb Recôncavo (Centro de Retiro):

O que é o Cebb Recôncavo (Centro de Retiro):

Programação de Rotina do Centro

As atividades começam às 5h30 e, às 22h nos recolhemos. Veja como segue:
5h30: Meditação Silenciosa
6h-7h: Puja com Chuva de Bençãos
7h – 8h: Café da Manhã
12h – 12h45: Almoço
18h – 18h45: Jantar leve
19h – 20h: Puja do Coração da Prajnaparamita
22h: Nobre Silencio

 

“O CEBB é uma instituição religiosa sem fins lucrativos. Sua sustentação provém de práticas generosas como doações voluntárias de pessoas como você, e também por meio de recursos arrecadados em eventos, publicações e vendas de artigos de praticas na nossa lojinha.

Agradecemos sua ajuda para manter nossas portas sempre abertas e trazer benefícios a muitos seres”