Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

estudo: A Roda da Vida | CEBB Lajeado

Segundas | 19h

Vamos estudar profundamente cada um dos Doze Elos da Originação Dependente, como uma forma de entender o que podemos chamar de Psicologia Budista – um termo emprestado do pensamento ocidental – por se tratar do estudo da mente e de todos os processos que nela ocorrem.

Quando o Buda atingiu a iluminação, na manhã seguinte, ele se perguntou: “Como os seres, que têm a mesma natureza de Buda, se atrapalharam a ponto de agir a partir do carma e ficarem na situação difícil do sofrimento, da impermanência, da experiência cíclica que eles experimentam hoje?” O Buda perguntou a si mesmo e ele mesmo respondeu. Ou seja, quando ele se perguntou, o fato de ele ter acesso à compreensão da realidade fez com que, imediatamente, entendesse que isto ocorria e se sustentava incessantemente através de doze etapas, que são os Doze Elos da Originação Dependente. Essas doze etapas nos explicam como uma natureza livre pode, repentinamente, surgir como um ser dos infernos, como um ser carente ou faminto, como um ser em corpo de animal, ou ainda, no reino dos seres humanos, no reino dos seres invejosos ou semideuses e também no reino dos deuses da forma e da não forma. Então, o Buda entendeu perfeitamente, através de doze etapas, como as pessoas se conectam com esses âmbitos fantasmagóricos, com essas classes de realidades.
Lama Padma Samten

Ao mesmo tempo, vamos buscar apontar o aspecto vazio e luminoso desses elos, buscando entender como eles são construídos, e como podem ser dissolvidos. A realidade toda se constrói à nossa volta e estrutura o que o Lama Samten vai chamar de “bolhas”. Porém essas bolhas não são fixas. Compreendendo como o processo se dá, podemos dissolvê-lo, liberá-lo, compreender seu aspecto lúdico e mágico.

A liberação ocorre pelo riso e não pela seriedade, não pela dinamite, não pela vacuidade, não temos que destruir o mundo. Temos que iluminá-lo! Nós sorrimos para ele. Como alguém que repentinamente se vê de forma mais ampla do que se via. O samsara não é negativo, o samsara é lúdico.
Lama Padma Samten

Estudo

estudo | A Roda da Vida
Segundas-feiras | 19h às 21h

Local

Prática online Acesse o nosso Face para informações.

Contribuição

contribuição livre*
*as doações livres dos e das praticantes que se sentem motivados e motivadas a fazê-lo é a única forma de sustentação das atividades do CEBB.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA