Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

estudo: Conselhos para Iogues do Cotidiano | PoA

estudo: Conselhos para Iogues do Cotidiano | PoA

Quartas | 16h

 

O ensinamento contemplado nesse estudo inclui os diversos aspectos da prática na vida cotidiana abordados pelo Lama Padma Samten em suas falas. Para isso, usamos a transcrição dos ensinamentos oferecidos por ele em 2011, no auditório Libertas, em Recife – PE, a convite da Secretaria de Cultura do Estado de PE*.

Um dos temas apresentados pelo Lama na ocasião diz respeito às dificuldades inerentes aos dias atuais de praticarmos o budismo numa vida monástica e de acessarmos diretamente esses ensinamentos, diferente do que acontecia na época do Buda. Desse modo, os preceitos budistas chegam até nós hoje como “conselhos para iogues do cotidiano”, com a motivação de auxiliar de forma prática em nossas vidas e em nossas ações no mundo.

Sobre esse ponto, Lama Padma Samten comenta:

“Nesse momento, o que está acontecendo por todas as partes, especialmente no ocidente, é que os praticantes são praticantes de centros budistas. São praticantes leigos em centros budistas. Eles têm suas famílias, seus filhos, seu trabalho e eles são o que a gente poderia chamar de iogues da floresta da vida cotidiana. Isso é o que vocês são. São iogues da floresta da vida cotidiana. A floresta aqui não tem tigres, mas tem carros, motos – um pouco mais assustadoras. Nós estamos nesse ambiente. Com os amigos e inimigos mantemos uma relação muito próxima. O universo mental dos seres humanos é outro. Então, vamos usar o Darma para as pessoas que são os praticantes de hoje.
Os praticantes de hoje são os praticantes mahayana, em que o principal objetivo é trazer benefícios para nós, mas também para as pessoas que estão ao nosso redor.”

Conselhos para Iogues do Cotidiano
Quartas | 16h às 18h
CEBB Porto Alegre (Rua Garibaldi, 1368)
facilitadora | Leila Pereira Leite, sob orientação de Lama Padma Samten
contribuição livre

*Esses ensinamentos não estão publicados. Há o texto transcrito pela sanga, sem qualquer revisão, para uso interno no estudo.