Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Estudo do livro “Mandala do Lótus” – Cebb Rio

Estudo do livro “Mandala do Lótus” – Cebb Rio

Grupo de estudo do livro “Mandala do Lótus“.

Os encontros acontecem todas as quartas, das 09h30 às 11h00.

 

Estudo do livro “Mandala do Lótus”

A abordagem de cultura de paz apresentada neste livro – de respeito pela diversidade manifestada na nossa existência, de reconhecimento das possibilidades de harmonia entre diferentes seres, diferentes circunstâncias, e diferentes compreensões da realidade – utiliza o método de argumentação, compreensão e lucidez, que constitui a primeira parte de um conjunto mais amplo de ensinamentos.

Na linguagem budista, diz-se que esses ensinamentos descortinam a visão de mundo chamada de Mandala do Prajnaparamita (ou Mandala da Perfeição da Sabedoria).

“Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos. Ao construirmos mundos favoráveis, terras puras e manifestações de sabedoria, nossa ação positiva se torna natural, livre, desobstruída, compassiva e amorosa, livre de artificialidades”.

Lama Padma Samten

É assim que Lama Padma Samten nos conduz pela trajetória de compreensão desta mandala. Porém, como ele mesmo afirma, não basta saber que isso é possível. O desafio é desenvolver essa compreensão, manter essa visão e viver dessa forma, com plena consciência a respeito da complexidade de relações entre as nossas intenções, ações, responsabilidades e impactos gerados no mundo e em nós mesmos.

Essa trajetória é aqui descrita com suavidade e maestria: transformar a visão, meditar e agir no mundo. Nenhuma delas isoladamente é suficiente para concretizar uma cultura de paz. Mas, quando praticadas de forma integrada, com foco no benefício de todos os seres, nos permitem deixar de viver de forma estreita, guiados por visões estreitas.

 

Facilitadora: Mirtes Ho
Informações: (21) 98486-4501
Quando: quartas-feiras, de 09h30 às 11h00
Quem pode participar: Tanto os(as) iniciantes quanto aqueles(as) que já têm algum conhecimento dos ensinamentos budistas podem participar.
Contribuição: livre, sugerimos o valor de 10 ou 20 reais por encontro para apoiar as atividades do CEBB Rio.

Não é necessária inscrição. Todos(as) convidados(as)!