Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Está chegando agora? Bem vindo ao GEBB Goiânia!

Está chegando agora? Bem vindo ao GEBB Goiânia!

Essa é a nossa mensagem de boas vindas! Nela incluímos também a maior parte das respostas às dúvidas mais comuns entre os iniciantes. Seja bem vind@ ao GEBB Goiânia!

Abaixo uma descrição sucinta das nossas práticas especialmente dedicadas às pessoas que estão querendo começar nesse caminho. Lembrando que não haverá prática regular no GEBB Goiânia nas datas em que o Lama Padma Samten ou tutores estiverem em Goiânia ou Alto Paraíso.

 

Práticas indicadas aos iniciantes

Acolhimento e Estudo do ‘Meditando a Vida’ — Terça, das 19h30 às 21h
Encontro especialmente dedicado às pessoas que estão chegando ao GEBB. Nele são abordados ensinamentos essenciais do budismo e também do funcionamento do GEBB Goiânia. Na sequência estudamos e contemplamos o livro “Meditando a Vida” do Lama Padma Samten.
Endereço: Rua T-44, quadra 18, lote 3/4, apartamento 1503 – Ed. Buena Vista

Aprenda a Meditar — Quinta, das 18h às 19h
Aqui são apresentadas instruções iniciais de corpo – os principais aspectos aos quais devemos estar atentos, como sentar, a coluna, a respiração, a posição das mãos etc. – e das técnicas básicas de meditação: meditação do calmo permanecer, meditação do amor universal etc.
Endereço: Rua 236, quadra 67, lote 42, apartamento 402 – Residencial Ville Neuve, Setor Leste Universitário

Acolhimento e Introdução ao Budismo — Quinta, das 19h às 20h30
Essa prática consiste no estudo e contemplação de ensinamentos, geralmente do Lama Padma Samten, a respeito de temas introdutórios do budismo tais como as quatro nobres verdade, o nobre caminho de oito passos, as três jóias, entre outros. Funciona como uma grande roda de discussão onde um facilitador conduz a prática esclarecendo pontos importantes dos ensinamentos em geral, e do texto especificamente.
Endereço: Rua 236, quadra 67, lote 42, apartamento 402 – Residencial Ville Neuve, Setor Leste Universitário

 

Respostas Frequentes

Como funcionam essas práticas? Elas são um curso (com início-meio-fim)? Tenho que esperar abrir uma nova turma? Paga quanto? Qualquer pessoa pode participar?

Essas são algumas das questões com as quais muitos de nós podemos nos deparar quando decidimos iniciar a prática no GEBB. O Centro de Estudos Budista Bodisatva (CEBB), ao qual o GEBB Goiânia é vinculado, é uma “escola aberta para alunos livres”; um espaço privilegiado de estudo de “ensinamentos que revelam a origem das dificuldades que todos os seres enfrentam e como superá-las, sem que para isto as pessoas precisem fazer uma confissão de fé budista”.

Como Funciona e os Pré-Requisitos?

As “Práticas regulares” do GEBB não são exatamente um curso. Funcionam assim: a cada encontro é feita a leitura e contemplação de um ensinamento (em texto, vídeo, etc.) dentro do tema daquela prática específica. Um facilitador expõe o ensinamento e, coletivamente, vamos descortinando os aspectos essenciais deste. Como o método dos CEBBs e GEBBs é circular – vamos rever muitas vezes, sob variados pontos de vista o mesmo ensinamento – mesmo em textos longos que duram vários encontros, a qualquer momento é possível se juntar ao grupo.

As práticas não têm, rigorosamente, pré requisitos. Para participar, basta chegar! Você é super bem vind@! Saiba que o melhor dia para começar é o dia em que você começa. Fique atento aos estudos de “aprofundamento”. Estes últimos são dedicados às pessoas que já tiveram contato com os ensinamentos budistas.

Custos e Contribuição Voluntária e a Generosidade dos Praticantes

O Darma se sustenta e se expande através de doações desde os tempos do Buda Sakiamuni, que mendigava aonde quer que fosse. Da mesma forma, todas as ações dos CEBBs ou GEBBs, em todo o Brasil, se mantêm pela generosidade da sanga. Cada CEBB e GEBB tem sua própria autonomia financeira, e mantêm atividades sem fins lucrativos voltadas inteiramente ao benefício dos seres.

As despesas do GEBB Goiânia são mantidas através das contribuições voluntárias dos praticantes e visitantes. Sua contribuição permite que as práticas espirituais do espaço sejam mantidas e torna possível que o centro ofereça as condições necessárias para que visitantes e praticantes possam ouvir os ensinamentos, praticá-los e transformar suas vidas a partir do olho do Darma. Tod@s são muito bem-vind@s para conhecer nosso espaço e participar de nossas práticas e estudos!

Não há taxas obrigatórias no GEBB. Assim, se você se interessar em contribuir para o nosso espaço, sua ajuda será sempre bem vinda. Nossa dica: comece participando e vá contribuindo à medida que você sentir a vida se transformando. :)

E Nos Locais dos Encontros, Como Faz?

Posso entrar na prática sem ter chegado no horário? Posso sair antes?
Sim, claro! Para participar é só chegar. Se a prática não começou, junte-se a nós para um chá e aproveite para visitar a nossa lojinha.

Se a prática já tiver começado, interfone no local! Basta entrar, tirar os calçados e, em silêncio, juntar-se ao grupo na prática.

Se persistirem dúvidas, nos liguem (ou mandem mensagem via whatsapp)
Telefones: (62) 98322 0083 (Lucas) / (62) 98170 3919 (Andrey)