Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Grupo de caligrafia contemplativa em Joinville. Participe!

Grupo de caligrafia contemplativa em Joinville. Participe!

Como cultivar o mundo interno através dos pincéis

“A arte aponta diretamente a realidade. A arte é um espelho que reflete a base da nossa mente.”

—Lama Padma Samten

“Ao trabalhar com o pincel, você aprende a agir lentamente, relaxado e focado ao mesmo tempo. Você aprende a desfrutar de cada momento plenamente e a apreciar a imperfeição. Você experimenta a meditação em movimento e se familiariza com uma dimensão mais profunda de si mesmo — graduamente você se coloca em um processo de descobertas contínuas e de perceber os pequenos milagres na vida.“

—Kazuaki Tanahashi


O que é caligrafia contemplativa?

É uma abordagem da caligrafia oriental onde o objetivo não é apenas o aprendizado técnico, mas usar a prática artística como uma ferramenta para apoiar o cultivo do mundo interno na vida cotidiana, para explorar de forma bem prática a nossa relação com o relaxamento e a vivacidade, o acerto e a imperfeição, o controle e a soltura, a precisão e a espontaneidade, a flutuação da atenção, do ânimo e das emoções.

O que é o grupo de caligrafia contemplativa?

Nos encontramos periodicamente em um grupo de no máximo 8 pessoas para praticar pintura caligráfica, desenho e meditação. Ao longo dos encontros, exploramos as diferentes técnicas, temas e abordagens, e assim vamos aprofundando.

Quem pode participar?

Não é preciso ter nenhuma experiência prévia. São bem vindos todos que desejam trabalhar o mundo interno através da prática artística. Também estudantes e artistas que desejam aprofundar os aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais do treinamento, e praticantes de meditação que desejam usar a arte como prática complementar. A idade sugerida é acima de 16 anos.

Fotografia: Hiélina Oliveira

Tem que pagar?

A contribuição sugerida para cada encontro é de R$20. As contribuições são a única e tradicional forma de sustentação dos centros budistas — oferecer sustento é uma prática direta de compaixão e generosidade.

Quando são os encontros?

Esporadicamente (nas sextas à noite ou nos finais de semana) temos oficinas de introdução para quem deseja conhecer a prática. Aqueles que já participaram de alguma oficina podem frequentar os encontros quinzenais nas segundas à noite. Como as vagas são bem limitadas, será divulgado o local, horário e outros detalhes das oficinas de introdução primeiro para quem tiver entrado em contato falando do interesse.

Como participar?

Se você deseja participar, por favor, envie um email para joinville@cebb.org.br falando do seu interesse.

Instrutor

Fábio Rodrigues é aluno do Lama Padma Samten e tutor no programa de treinamento do Cebb. Como artista, é aluno do Sensei Kazuaki Tanahashi (mestre caligrafista e contemplativo) e Norberto Niebuhr (desenhista). Para saber mais sobre caligrafia oriental e o Sensei Tanahashi, professor do Fábio, veja o documentário “Painting Peace” (em inglês) →