Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Histórias que o Buda viveu: comentários e meditação

Histórias que o Buda viveu: comentários e meditação

Terças | 18h

Assim, o Honrado pelo Mundo girou a Roda do Darma. Os deuses da terra proclamaram em conjunto: “No Parque dos Cervos de Isipatana, em Baranasi, o Honrado pelo Mundo girou a insuperável Roda do Darma que não havia sido girada neste mundo por ninguém.” As vozes desses deuses reverberaram nos mundos dos outros deuses e, finalmente, alcançaram o mundo de Brahma. Naquele instante, os mil mundos balançaram e tremeram, e uma luz ilimitada que transcendia a luz dos deuses brilhou sobre todos os mundos.

Nesses encontros, iremos ler, comentar e conversar a respeito de passagens da vida do Buda Sakyamuni, que viveu há 2600 anos na Índia. Essas histórias vão desde as vidas anteriores à de Sidarta Gotama, o príncipe que viria a se tornar o Buda, passa por seu nascimento, iluminação e pelos vários anos em que peregrinou pela Índia e Nepal, encontrando diversas pessoas, em diversos contextos, trazendo a elas a liberação dos seus sofrimentos, seja por sua fala, suas atitudes, as histórias que contava, e mesmo sua simples presença. São histórias repletas de aventuras de (auto)descobertas e ensinamentos, os quais iremos comentar e conversar.
Os encontros serão entremeados por períodos curtos de meditação silenciosa.

Histórias que o Buda viveu
terças | 18h às 19h30
CEBB Porto Alegre
(Garibaldi, 1368)

facilitador: José Benetti (aluno de Lama Padma Samten e tutor dos referenciais de estudos e práticas do CEBB

** A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores.