Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Imersão 2020 | CEBB Caminho do Meio

Imersão 2020 | CEBB Caminho do Meio

Imersão em estudo e prática no CEBB Caminho do Meio de Março a Maio de 2020.

Querida sanga,

Como vocês sabem, estamos com inscrições abertas para a Imersão de estudo e prática de 13 semanas que vai acontecer nos meses de março, abril e maio de 2020, no CEBB Caminho do Meio. Uma vez que é um período relativamente longo, tivemos pouca procura da sanga até agora, e por isso resolvemos, em conversa com o Lama Samten, flexibilizar as regras em relação à participação.

A partir de agora:
• Será possível participar da imersão a partir de uma semana;
• O praticante pode “entrar” na imersão em qualquer semana, sempre às segundas, quando um novo tema é introduzido (veja abaixo o programa).
• Ainda é possível fazer a atividade por completo, permanecendo as doze semanas.
• Para o bom andamento da atividade, quaisquer tipos de comunicação com o ambiente externo (whatsapp, e-mail e assim por diante) não fazem parte da proposta da imersão.
• Lembrando: o tempo mínimo para participação é de uma semana.

Informações sobre a imersão:

Trata-se de uma oportunidade de aprofundamento do Darma e do roteiro de 21 itens por um período de 13 semanas (iniciando no dia 02 de março até o dia 31 de maio de 2020). A atividade será oferecida na sala de meditação do CEBB Caminho do Meio. A cada semana um novo tema do roteiro dos 21 itens será aprofundado por tutores que residem no CEBB Caminho do Meio, no CEBB Bacopari e no CEBB Jetavana. Até o momento, temos confirmada a participação na condução das atividades Henrique Lemes, Guilherme Erhardt, Luís Felipe Villas Boas, Lia Beltrão, Nelson Morroni, José Benetti, Flávio Depaoli e Stela Santin. O Lama Samten também deve oferecer ensinamentos de forma eventual, conforme sua disponibilidade.

A ideia é que neste período possamos não apenas nos dedicar a estabilizar nossa prática de meditação, como também olhar com mais profundidade e atenção os roteiros de prática e os diferentes eixos temáticos que compõem a estrutura dos ensinamentos budistas – como a contemplação da bodicita/motivação, as diferentes ênfases da prática de shamata, a compreensão dos 12 elos da originação interdependente, a contemplação do tema da coemergência a partir do Sutra do Coração e do roteiro dos oito pontos da Prajnaparamita, e assim por diante. A cada semana, os tutores irão se revezar para oferecer meditações e contemplações a partir de textos selecionados em conjunto com o Lama Padma Samten. O período das manhãs estará dedicado ao estudo e as tardes e as noites livres para o grupo em retiro seguir contemplando os temas abordados.

O início da atividade será logo na sequência do retiro de verão (que ocorrerá de 21 de fevereiro a 01 de março de 2020), já na segunda feira dia 02 de março.

Programa | Imersão de estudo e prática

Semana 1 (02/03 a 08/03): Contextualização da prática do Darma, meditação em silêncio

Semana 2 (09/03 a 15/03): Aprofundamento da compreensão da Roda da Vida a partir das Quatro Nobres Verdades

Semana 3 (16/03 a 22/03): Psicologia budista e os 12 elos

Semana 4 (23/03 a 29/03): Cultivo da Bodicita: contemplação da preciosidade da linhagem; os quatro pensamentos que transformam a mente que levam a tomada de refúgio.

Semana 5 (30/03 a 05/04): Cultivo da Bodicita: contemplação do roteiro do Nascimento no Lótus

Semanas 6 e 7 (06/04 a 19/04): Aprofundamento da prática de meditação em silêncio, shamata

Semana 8 (20/04 a 26/04): Pacificação e purificação das relações, a prática de metabavana

Semanas 9 e 10 (27/04 a 10/05): A perfeição da sabedoria, contemplação e prática da prajnaparamita

Semana 11  (11/05 a 17/05): As cinco sabedorias búdicas e a ação lúcida no mundo

Semana 12  (18/05 a 24/05): Os 14 Conselhos para avançar rápido, do Lama Padma Samten

Semana 13  (25/05 a 31/05): Iluminação da Sabedoria Primordial, texto de Gyatrul Rinpoche

O pré-requisito para participar é o/a praticante estar sendo acompanhado/a por um tutor/a do Cebb. As inscrições já estão abertas, é só mandar um email para eventos@cebb.org.br.
 

Contribuição Sugerida:

360,00 por semana (inclui hospedagem e alimentação durante a semana);

IMPORTANTE: para reservar sua vaga, o primeiro depósito de 30% deve ser realizado junto com a inscrição.

A sustentação das atividades do CEBB no Brasil todo é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores. Ao mesmo tempo, praticamos o princípio de que ninguém deve deixar de ter acesso ao Darma por limitações financeiras.

Local

Estrada Caminho do Meio, 2600. Viamão (RS)

Como chegar ao CEBB

Mais informações
Refeições: A alimentação na cozinha do CEBB segue a linha vegetariana. O cardápio é especialmente planejado para promover uma saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação. Além de utilizarmos ingredientes de origem orgânica e da agricultura familiar, sempre oferecemos opções sem glúten e sem lactose.

Hospedagem: Nessa imersão o pernoite será exclusivamente na sala de meditação.

O que você deve trazer: travesseiro, roupa de cama e banho, guarda-chuva, lanterna.

Em caso de algum transtorno psicológico, é imprescindível a informação no preenchimento do formulário da inscrição.

Atividades voluntárias: Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.

Inscrição – eventos@cebb.org.br | Contato: eventos@cebb.org.br | (51) 98051 5255 (atendimento de segunda a sexta das 13:30 às 18h).