Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Informações Gerais sobre Retiros no CEBB Recôncavo

Informações Gerais sobre Retiros no CEBB Recôncavo

Entenda como funcionam os retiros no CEBB Recôncavo.

Introdução

O CEBB Recôncavo é um centro de retiro que integra a rede de aldeias CEBBs. Está localizado na zona rural do município de Santo Amaro, há cerca de 115 km de Salvador (BA).
Muitos praticantes procuram esse espaço para aprofundar seus estudos e para práticas de meditação, afastados de suas atividades cotidianas e com uma rotina favorável.
Os retiros são dedicados ao aprofundamento da prática formal de meditação, do estudo dos ensinamentos e ao treinamento da visão/ação dentro do formato em Mandala, com acompanhamento individual realizado por tutores do Programa de Referenciais de Estudo do Darma proposto pelo Lama Padma Samten.

Conheça os formatos possíveis

A depender das condições locais e da maturidade na prática, a referida inserção pode acontecer em quatro formatos básicos: retiro de instrução, retiro de vivência, retiro fechado e retiro especial.

O retiro de instrução é realizado em finais de semana, com palestras e oficinas. É aberto a todos os interessados em conhecer o budismo e suas práticas, incluindo a meditação.
Neste momento, por conta das recomendações de distanciamento social, este formato está sendo realizado apenas on-line.

No retiro de vivência, também modalidade de retiro aberto, o praticante fica imerso no dia a dia do CEBB presencialmente, com apoio do tutor local. Pode dedicar-se ao aprofundamento da prática formal de meditação, ao estudo dos ensinamentos e ao treinamento da visão e ação dentro da Mandala, apoiando voluntariamente em atividades nos espaços do CEBB Recôncavo.
A vivência é indicada tanto para pessoas que já conhecem o Darma como para aqueles que queiram tomar contato com a prática da meditação.
A duração da vivência pode ser de 7 a 21 dias, a ser combinado, de acordo com o interesse da pessoa e a disponibilidade do local.
Durante a estada no CEBB, os participantes em vivências são responsáveis pelo preparo de suas refeições vegetarianas, hospedam-se em alojamentos coletivos e recebem o acompanhamento de um tutor local. Em cada situação, o formato da prática e a rotina específica serão combinados junto com a coordenação/tutor do local, contemplando a indicação do tutor do praticante, se for o caso.
A acomodação dar-se-á em um dos alojamentos reservados para tal. A alimentação é de forma simples, caseira e ovolactovegetariana, nos horários do desjejum, almoço e jantar do CEBB.
Nesta época de pandemia, o número de praticantes é reduzido. Haverá protocolo de segurança e instruções para a prática.

Rotina Diária da Vivência no CEBB Recôncavo
5h30 às 7h – Meditação, estudo e/ou puja no templo
7h às 8h – Café da manhã
8h às 11h – Meditação e estudo
11h às 13h – Preparação para o almoço e almoço
13h às 17h – Serviço voluntário nos espaços do CEBB Recôncavo
17h às 18h – Atividade física – tempo livre para a prática de corpo que o praticante tiver conexão: yoga, alongamento, tai chi, caminhada dentro do espaço etc.
18h às 19h – Preparação do jantar e jantar
19h às 21h – Meditação e estudo
21h às 22h – Horário livre. Higiene. Preparação para dormir
22h – Nobre silêncio e recolhimento

No retiro fechado, o praticante afasta-se, por um tempo determinado, do convívio no cotidiano. Assim, ele faz suas práticas presenciais, dorme em um dos alojamentos reservados para tal, come nos horários do desjejum, almoço e janta do CEBB. A é alimentação simples, caseira e ovolactovegetariana.
É recomendável que a pessoa já esteja frequentando algum dos nossos centros urbanos ou rurais (verifique se existe algum CEBB perto de você), esteja engajada em uma prática regular e integrando minimamente a prática em seu cotidiano.
Esse retiro é oferecido para que o praticante possa se dedicar ao aprofundamento de sua prática de meditação no Roteiro de 21 Itens oferecido pelo Lama Samten, como um meio de realização direta da visão de Sabedoria. Para um bom aproveitamento do tempo, esse roteiro deverá ser previamente estudado e praticado com o acompanhamento de um tutor(a) do Programa de Referenciais de Estudo do Darma proposto pelo Lama Samten. É o tutor que ajudará o praticante a planejar seu retiro, definindo quando e por quanto tempo será, além de indicar os pontos do roteiro a serem aprofundados.
Nesta época de pandemia, o número de praticantes é reduzido. Haverá protocolo de segurança e instruções para a prática.

Rotina Diária do Retiro Fechado no CEBB Recôncavo (pode ser alterada)
5h30 às 7h – Meditação, estudo e/ou Puja Chuva de Bênçãos na sala de Práticas
7h às 7h40 – Desjejum
7h40 às 9h – Samu
9h às 12h – Meditação
12h às 14h – Almoço. Descanso. Samu
14h às 17h – Meditação e estudo
17h às 18h – Atividade física – tempo livre para a prática de corpo que o praticante tiver conexão: yoga, alongamento, tai chi, caminhada dentro do espaço etc.
18h às 19h – Jantar leve
19h às 20h – Puja do Coração da Prajnaparamita
20h às 21h – Meditação
21h às 22h – Horário livre. Higiene. Preparação para dormir
22h – Nobre silêncio e recolhimento

O retiro especial tem um formato e uma organização específicos, que não se amoldam necessária e exclusivamente em uma das espécies anteriores, tal como ocorre, por exemplo no Retiro de Meditação e Silêncio.
Atualmente, aguardamos novos horizontes quanto à pandemia, para voltarmos a realizar presencialmente esses retiros.
Esses formatos de retiro podem se alternar numa mesma vinda, a depender do que for combinado em cada caso.

Como os retiros são mantidos

O CEBB Recôncavo, como os demais CEBBs no Brasil, sustenta-se com o apoio, a generosidade e o engajamento da própria Sanga, da comunidade de praticantes e de seus frequentadores. As doações e contribuições nos retiros e eventos torna possível manter a estrutura do CEBB Recôncavo viva. É recomendação clara do Lama Padma Samten que ninguém deixe de ter acesso ao Darma por motivos financeiros, mas é importante contemplar que nossa contribuição favorece não apenas a cobertura de gastos, mas a sustentação e expansão do Darma agora e em tempos futuros.
Todas as contribuições deverão ser efetuadas oportunamente em nome do Centro de Estudos Budistas Bodisatva Bahia (CEBB), CNPJ 18.684.059/0001-01, no Banco do Brasil S.A., agência 0059-0, conta corrente nº 40675-9, chave PIX (número do CNPJ) 18684059000101, de modo que, para nossa segurança, não autorizamos terceiros a fazê-lo nem usamos outras formas.
A manutenção e limpeza do lugar são feitas por nós, que moramos ou frequentamos o espaço. Todos estão convidados a tomar a harmonização e o cuidado com o espaço como uma prática de atenção e respeito ao próprio Darma. A harmonia dos nossos movimentos em comunidade reflete diretamente as qualidades da nossa própria prática. A rotina de atividades será combinada com o tutor presente na chegada do praticante ao CEBB.

Como inscrever-se previamente nos retiros

Para participar, faça sua inscrição prévia em: https://forms.gle/yoLDbLJVy3GtF15B6
Após a inscrição, manteremos contato.

Contato para informações (nome, telefone e e-mail):

Para mais informações, entre em contato, pelo WhatsApp, com: (71) 99134-8455 (Ana Ricl); (71) 98841-2704 (Gilberto).
Opcionalmente, envie um e-mail para cebbreconcavo@gmail.com

Que muitos seres possam se beneficiar!