Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Mandala das Escolas

Como forma de trazer benefícios amplos através da educação, o CEBB apóia três escolas que são mantidas por seu braço social, o Instituto Caminho do Meio, que tem como missão  traduzir o legado vivo da filosofia budista, de forma não religiosa, para projetos na área social, educacional e ambiental.

Conheça um pouco mais de cada um dos projetos!

 

Escola Caminho do Meio

A Escola Caminho do Meio busca se constituir como uma experiência de educação diferenciada não apenas para as crianças que a frequentam diariamente, mas também para a equipe envolvida e as famílias. Nosso sonho é fazer da escola uma oportunidade para encontros, trocas, aprendizados conjuntos, estabelecendo um tecido comunitário pautado em valores positivos, e um modo de vida mais fraterno e sustentável. Nesse contexto, a educação das crianças se torna um convite para a auto-educação permanente dos adultos. Olhamos assim cada criança como um ser que vem nos ensinar, e nos convidar a sonhar com um mundo melhor.

Estamos situados em uma área rural, dentro da área do Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB Caminho do Meio. Temos como instituição fundadora e mantenedora o Instituto Caminho do Meio, que tem como missão traduzir o legado vivo, de mais de 2 mil anos, da filosofia budista, de forma não religiosa, para projetos na área social, educacional e ambiental.

Essa inspiração na filosofia budista vem a partir da visão do Lama Padma Samten, fundador do CEBB e também da Escola, e referência de sabedoria que sustenta de maneira permanente a visão mais abrangente da nossa Escola.

A Escola funciona de segunda a sexta no turno da tarde, das 13 às 17 horas. Oferece a educação infantil e o ensino fundamental, com turmas reduzidas e uma equipe dedicada e em formação permanente.
Torne-se padrinho para Escola Caminho do Meio – clique aqui
Para mais informações, visite:  escolacaminhodomeio.com.br

Centro de Desenvolvimento Infantil do Jardim do Castelo (CEDIN)

O Centro de Desenvolvimento Infantil do Jardim do Castelo-CEDIN nasceu da necessidade de um espaço para a promoção dos direitos da criança. Esta iniciativa foi originada pela aspiração conjunta das mulheres e lideranças da comunidade que encontraram apoio no Instituto Caminho do Meio para a realização deste sonho: oferecer um espaço seguro e uma educação centrada em valores positivos para suas crianças. O Instituto Caminho do meio já contava com um projeto educativo: a Escola Infantil Caminho do Meio, a qual se tornou parceira do CEDIN na realização deste projeto. O eixo norteador da base pedagógica do CEDIN esta fundamentado no amor, na alegria, na compaixão e na equanimidade, valores fomentados pela cultura de paz na responsabilidade universal, na solidariedade e na inter-relação entre os seres e o universo.

A comunidade do Jardim do Castelo não possui Escola de Ensino Fundamental e não possuía um espaço para educação infantil. Há aproximadamente 150 crianças de 0 a 6 anos, e as famílias possuem, geralmente, como mantenedora da casa apenas a mãe, ou tem um numero grande de filhos onde ambos os pais trabalham para garantir o sustento familiar. Assim, para cuidar dos filhos, as mães recorriam aos vizinhos, familiares ou deixavam as crianças pequenas com irmãos, que muitas vezes também são crianças.

Neste ano o CEDIN comemora 5 anos de trabalho junto à comunidade. Desde então, acolheu diversas crianças e suas famílias, e capacitou muitas mulheres da comunidade que foram e/ou ainda são voluntárias, atuando como gestoras, educadoras, cozinheiras e oficineiras, além de oportunizar às famílias a tranquilidade de ter onde deixar seus filhos em segurança enquanto trabalham.

Este sonho realizado proporciona um sentimento comunitário de confiança em suas potencialidades, de protagonismo e autonomia ampliando sua auto-estima e promovendo melhorias na qualidade de vida das famílias, no desenvolvimento e educação das crianças, gerando benefícios para a comunidade como um todo.

Torne-se padrinho para CEDIN – clique aqui
Para mais informações, visite:  www.facebook.com/Cedin-Jardim-do-CasteloRS

Escola Vila Verde

Coração do Brasil, Chapada dos Veadeiros, aldeia CEBB Alto Paraíso de Goiás. Aqui fica a nossa Escola Vila Verde, mantida pelo Instituto Caminho do Meio. Uma escola diferente e encantadora, que integra o grupo das 12 Escolas Transformadoras selecionadas pelo Instituto Alana (Brasil) e Ashoka (internacional). E que possui o certificado do MEC como referência em Educação Inovadora e Criativa.

Nossa missão é “Educar para a Felicidade e para a Cultura de Paz”. Buscamos despertar em nossas crianças e jovens um olhar especial para o mundo interno, para os valores humanos, para a sustentabilidade e para o estabelecimento de relações positivas consigo mesmo, com os outros e com a Natureza.

Nossa metodologia é a Pedagogia de Projetos. O estudante exerce sua autonomia (parte de seus próprios desejos e interesses), tendo liberdades no processo de aprendizagem. Tem papel protagonista na condução de seus estudos, em parceria com os professores tutores. Criatividade, postura pesquisadora, consciência de grupo: estímulos para desenvolver agentes de transformações no mundo.

Por estarmos no meio do Cerrado, berço das águas, nosso ambiente é naturalmente belo e inspirador, muito favorável à criação de uma consciência ambiental. Os estudantes tem a oportunidade preciosa de vivenciar profundamente as questões naturais.

É assim que trabalhamos na Escola Vila Verde. Abrimos espaços para seres conscientes de suas habilidades e capazes de realizar escolhas positivas. Pessoas com olhar amplo e cientes de suas possibilidades de levar benefícios a muitos seres, em todas as direções. Pessoas felizes!
Torne-se padrinho para Escola Vila Verde – clique aqui
Para mais informações, visite:  www.facebook.com/EscolaVilaVerde

 

 

Para contribuir para as iniciativas pedagógicas sob orientação do Lama Padma Samten, independente da escola, clique aqui