Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Meditação Silenciosa e Estudo do livro “Mandala do Lótus” – CEBB Natal

Meditação Silenciosa e Estudo do livro “Mandala do Lótus” – CEBB Natal

Grupo de estudo do livro “Mandala do Lótus“. Os encontros acontecem todas as quartas, das 19h30 às 21h15.

Meditação Silenciosa e Estudo do livro “Mandala do Lótus”


A abordagem de cultura de paz apresentada neste livro – de respeito pela diversidade manifestada na nossa existência, de reconhecimento das possibilidades de harmonia entre diferentes seres, diferentes circunstâncias, e diferentes compreensões da realidade – utiliza o método de argumentação, compreensão e lucidez, que constitui a primeira parte de um conjunto mais amplo de ensinamentos.

Na linguagem budista, diz-se que esses ensinamentos descortinam a visão de mundo chamada de Mandala do Prajnaparamita (ou Mandala da Perfeição da Sabedoria).

“Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos. Ao construirmos mundos favoráveis, terras puras e manifestações de sabedoria, nossa ação positiva se torna natural, livre, desobstruída, compassiva e amorosa, livre de artificialidades”.

Lama Padma Samten

É assim que Lama Padma Samten nos conduz pela trajetória de compreensão desta mandala. Porém, como ele mesmo afirma, não basta saber que isso é possível. O desafio é desenvolver essa compreensão, manter essa visão e viver dessa forma, com plena consciência a respeito da complexidade de relações entre as nossas intenções, ações, responsabilidades e impactos gerados no mundo e em nós mesmos.

Essa trajetória é aqui descrita com suavidade e maestria: transformar a visão, meditar e agir no mundo. Nenhuma delas isoladamente é suficiente para concretizar uma cultura de paz. Mas, quando praticadas de forma integrada, com foco no benefício de todos os seres, nos permitem deixar de viver de forma estreita, guiados por visões estreitas.

Quando?

Quartas-feiras, das 19h30 às 21h15.

Quem pode participar?

Para aqueles(as) interessados(as) em conhecer sobre a meditação, cultura de paz e Budismo, com seu sentido e aplicabilidade na vida cotidiana.
Tanto os(as) iniciantes quanto aqueles(as) que já têm algum conhecimento dos ensinamentos budistas podem participar.
Não é necessária inscrição. Todos(as) convidados(as)!.

Recomendações

Recomendados o uso de roupas confortáveis para as meditações.
Para aqueles e aquelas que nunca meditaram, tentar chegar no início da prática, se possível, para receberem as instruções de meditação e dicas de postura.
*Por favor, gostaríamos que trouxessem suas garrafinhas de água ou copos. Não estamos mais disponibilizando copos descartáveis.

Contribuição

Contribuição livre, valor sugerido*: R$5,00 ou R$10,00 por encontro.

As doações recebidas são utilizadas para manter as atividades do CEBB Natal.

*As contribuições são sugeridas e não obrigatórias, pois esperamos que as pessoas não encontrem nisso um obstáculo para sua participação.

Informações

Tibério – (84) 99925-2323; Marina – (84) 99633-3445; e Luiz – (84) 98849-9009

Endereço e mais informações:

CEBB Natal – Av. Odilon Gomes de Lima, nº 1727, Capim Macio, Natal/RN (rua do restaurante Nau) Mais informações →

Para conferir a programação semanal completa, clique aqui.

Para ser avisado de cursos, retiros, palestras e atividades especiais, cadastre-se em nosso informativo e acompanhe-nos nas redes sociais, Instagram e no Facebook.