Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Minirretiro do Rio Ganges, terceiro domingo do mês

Minirretiro do Rio Ganges, terceiro domingo do mês

Para praticantes: venha dedicar o seu dia a praticar a estabilidade e treinar os métodos, é transformador! Das 9h às 16h, no CEBB Curitiba.

“Porque meditar? Tendo compreendido a impermanência e abandonado os objetivos correspondentes à Roda da Vida, entendemos que sem serenidade a sabedoria não é possível, por isto buscamos agora repousar naquilo que é estável. Buscamos estabilidade em corpo, fala e mente.” Lama Padma Samten

Querida Sanga,

O nosso minirretiro do Rio Ganges terá novo colendário em 2013, acontecerá no 3º Domingo de cada mês.

Esse será um Domingo em que buscaremos manter o silêncio durante toda a prática, falar somente o necessário. Tudo para termos a oportunidade de investigar a mente e observar os impulsos.

Sentaremos para meditar com as instruções de que dispusermos, como o Lama diz, sentando como quem volta para casa. Para que cada um aproveite melhor esse tempo precioso, é indicado que a prática seja planejada com antecedência, para termos um foco específico durante cada sessão de 15 minutos (a tabela anexa pode ajudá-los). Se precisar, peça o auxílio do seu professor sobre como aproveitar melhor o tempo para praticar dentro do roteiro de 21 itens proposto pelo Lama.

Seguiremos a seguinte programação:

9h às 10h30 meditação

10h30 às 11h00 leitura do Budadarma

11h00 às 12h00 prática do Prajnaparamita

12h às 13h almoço leve em silêncio e descanso

13h às 17h meditação

 

Teremos somente a hora do almoço como intervalo programado. Para evitar sonolência nas sessões de meditação da tarde, recomenda-se comer pouco e leve. Podemos compartilhar as comidinhas!

Durante as sessões de meditação, o sino será tocado a cada 15 minutos. À tarde, a cada 45 minuntos haverá meditação caminhando (kin’hin).

É possível chegar e sair na hora mais conveniente, mas pede-se esperar o sino para entrar na sala durante as sessões e manter silêncio nos arredores durante todo o dia.

Caso chegue algum novato, haverá um facilitador de apoio para orientá-lo. A orientação será dada no espaço da cozinha.

Será uma alegria sentarmos juntos, como diz o Lama, para praticarmos a iluminação!