Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Monja Karma Lekshe em Brasília

Monja Karma Lekshe em Brasília

Palestra dia  28 de maio, às 19h30, na Sociedade Vipassana de Meditação. 

Karma Lekshe Tsomo: Monja budista, professora e pesquisadora da Universidade de San Diego, e ativista social feminista. Sua linha de estudos e ensinamentos acadêmicos é focada no estudo de Ciências da Religião – matéria que leciona na instituição citada. Ela é cofundadora da Sakyadhita International Association of Buddhist Women e diretora e fundadora da Jamyang Foundation que apoia a educação de garotas e mulheres na região dos Himalaias. Depois de 15 anos estudando o budismo tibetano em Dharamasala ela apresentou seu trabalho de pós na Universidade do Havaí onde obteve PhD em Filosofia Comparada. Sua pesquisa é primordialmente focada nos temas Mulheres no Budismo, A Morte e o Morrer, e Filosofia e Ética Budista.

Sobre a Palestra | Interseções do Despertar: Mulheres e o Transnacionalismo Budista

Na revitalização contemporânea do Budismo e sua transmissão para as sociedades não-Budistas, um dos desdobramentos mais intrigantes foi o surgimento de um movimento global de mulheres
Budistas. A conjunção de budistas, feministas e ideais e ideologias democráticas não é somente um terreno fértil para análises filosóficas, mas também tem enorme relevância social. Esta palestra reflete sobre os pressupostos antigos sobre o budismo e gênero que são atualmente o foco tanto de estudos críticos como de intercâmbios interculturais. Em particular, irá examinar a relação entre gênero, autoridade, e violência contra as mulheres que tem gerado dúvidas sobre a justiça de gênero nas sociedades e instituições budistas.

Mais informações: brasilia@cebb.org.br ou 61 9 8134-0130 Juliana ou 9 8218-2823 Cristiano

Local: Sociedade Vipassana de Meditação | SGAN 909 Norte (ao lado da vara da infância e juventude)
Quando: dia 28/5 às 19h30
Contribuição sugerida: R$ 30*

*Sua contribuição nos ajuda a manter as atividades do CEBB funcionando e os projetos do Lama Padma Samten.

Não deixe de participar!