Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Monja Karma Lekshe em Campinas

Monja Karma Lekshe em Campinas

Nos dias 03 e 04 de junho o CEBB Campinas receberá uma extraordinária visita, duas palestras com Karma Lekshe Tsomo, monja budista e professora da Universidade de San Diego – Califórnia. Participe!

* Haverá tradução consecutiva.

 

Karma Lekshe Tsomo

Monja budista, professora e pesquisadora da Universidade de San Diego, e ativista social feminista. Sua linha de estudos e ensinamentos acadêmicos é focada no estudo de Ciências da Religião – matéria que leciona na instituição citada. Ela é cofundadora da Sakyadhita International Association of Buddhist Women e diretora e fundadora da Jamyang Foundation que apoia a educação de garotas e mulheres na região dos Himalaias. Depois de 15 anos estudando o budismo tibetano em Dharamasala ela apresentou seu trabalho de pós na Universidade do Havaí onde obteve PhD em Filosofia Comparada. Sua pesquisa é primordialmente focada nos temas Mulheres no Budismo, A Morte e o Morrer, e Filosofia e Ética Budista.

 

Sobre a Palestra | Mulheres, Compaixão e Justiça Social (03/06 às 19h)

A paz e o bem social são valores centrais na maioria das tradições religiosas e estas tradições se esforçam continuamente para implementar estes valores. No mundo de hoje, no entanto, os seres humanos estão assustados com a violência em todos os níveis: social, interpessoal, política e econômica. Todos os seres humanos deveriam ter oportunidades iguais para alcançar o seu potencial máximo, no entanto as estruturas sociais injustas mantêm incontáveis seres em estado de constante miséria e incerteza. Esta apresentação irá explorar a questão que perdura de como a sociedade humana pode sobreviver e prosperar fazendo uso de dois recursos de valor extraordinário: as mulheres e compaixão.

 

Sobre a Palestra | Reflexões sobre a Morte e o Morrer (04/06 às 19h)

A morte é uma realidade incontornável para todos os seres humanos, mas nós geralmente tentamos evitar o tema. Se estamos na negação, então, como vamos lidar com a morte quando chegar a hora? Os encontros do Buda com a velhice, a doença e a morte o fizeram se voltar à busca espiritual. Após seu despertar, ele ensinou muitos métodos de meditação, incluindo contemplações sobre a morte e o morrer. À medida em que o budismo se espalhou para países em toda a Ásia, atitudes em relação à morte e o morrer inevitavelmente mudaram, influenciadas por suas crenças e práticas tradicionais. Esta apresentação irá explorar ensinamentos básicos Budistas sobre a morte e vida após a morte, e as suas variações culturais.

 

As palestras acontecerão no espaço de aikido Marcelo Nascimento, na rua Ruy Vicente de Melo, 597, Cidade Universitária 1, Barão Geraldo.

Vamos dividir isso juntos! Venham, é só chegar.

Mais informações: campinas@cebb.org.br ou 19 98301-5700 / 99718-5939

Contribuição sugerida: R$ 30,00*

*Sua contribuição nos ajuda a manter as atividades do CEBB funcionando e os projetos do Lama Padma Samten.

Não deixe de participar!