Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Programação semanal de práticas – CEBB Natal

Programação semanal de práticas – CEBB Natal

Oferecemos práticas e estudos regulares de segunda a sábado. Abrimos também na maioria dos feriados.

SUSPENSÃO DE PRÁTICAS!

Considerando as recomendações sobre a transmissão do Covid-19, todas as atividades regulares estão suspensas. Avisaremos qualquer mudança. Para acompanhar mais informativos, acompanhe nosso Instagram.

Como começar?

Para quem está chegando pela primeira vez no CEBB Natal, sugerimos duas práticas em especial. São elas: O estudo do livro “Meditando a Vida”, do Lama Padma Samten (segundas), e a Meditação para Iniciantes (quintas). No entanto, sinta-se livre para participar da prática que se adeque mais a sua disponibilidade e interesse.

Abaixo você tem acesso à programação semanal completa e, caso sinta necessidade, poderá entrar em contato com o facilitador do grupo ou atividade escolhida para um breve bate-papo de acolhimento ou eventuais dúvidas.

Para ser avisado de cursos, retiros, palestras e atividades especiais, cadastre-se em nosso informativo e acompanhe-nos nas redes sociais: Instagram (www.instagram.com/cebbnatal) e no Facebook (https://www.facebook.com/cebbnatal).

Todas as atividades estão sob orientação do Lama Padma Samten.

Práticas regulares



  • 19h30 – 21h15 | Meditação e Estudo do livro “Meditando a Vida”

    O estudo do livro “Meditando a Vida” é especialmente recomendado para visitantes e para iniciantes no Budismo. O livro cobre os principais tópicos dos ensinamentos budistas usando uma linguagem acessível, leve e clara. Segundo o prefaciador do livro, Eduardo Bueno, trata-se de “um budismo para a vida cotidiana, para uso diário, sem contraindicações, o pão espiritual nosso de cada dia.” Nessa prática, além da leitura e comentários sobre o texto, são oferecidas práticas introdutórias de meditação.

    Recomendado para iniciantes, não há pré-requisitos para participar.

    Para mais informações, clique aqui ou fale com Luiz Henrique [(84) 98849-9009].


  • 19h30 – 21h15 | Meditação Silenciosa e Estudo do livro “A Joia dos Desejos”

    O livro “A Joia dos Desejos” busca aprofundar a compreensão da impermanência como forma de liberação do sofrimento, principalmente a partir da prática da meditação. Trata-se de um estudo recomendado para iniciantes, mas também para aqueles que já tem algum conhecimento dos ensinamentos budistas.

    “Este livro não faz uma apresentação convencional do Budismo, foi escrito com o objetivo de servir de ponte entre nossa vida cotidiana ocidental e a meditação serena, lúcida e profunda ensinada pelo Buda, de modo que seus ensinamentos se tornem vivos e benéficos em nossa cultura e nossa vida”. Lama Padma Samten, na introdução do livro Joia dos Desejos.

    Para mais informações, clique aqui ou fale com Sandra [(84) 99640-0560].


  • 18h30 – 19h15 | Puja Prajnaparamita

    A prática do Puja do Prajnaparamita é descrita pelo Lama Samten como uma reunião de samadhis dos mestres. Samadhis são realizações que podemos ter durante a prática de meditação. No caso dos mestres, essas realizações são tão profundas e eles são tão hábeis em usar a linguagem, que as transformam de forma sintética em preces.

    Nós recitamos essas preces e, principalmente, recitamos o Sutra do Coração da Prajnaparamita, que é um ensinamento atribuído ao próprio Buda Sakyamuni. Esse ensinamento é considerado a porta de saída do Samsara, da experiência cíclica. Ele nos dá o caminho para vermos diretamente a natureza livre da mente. Na medida em que vamos olhando com o olho do Prajnaparamita (literalmente, a Perfeição da Sabedoria) para todos os objetos, fenômenos, coisas, pessoas, vamos vendo seu aspecto vazio e luminoso e vamos libertando a nós mesmos e aos outros da experiência do sofrimento.

    Todos são bem-vindos a essa prática. Não há pré-requisitos, nem necessidade de inscrição prévia.

    19h30 – 21h15 | Meditação Silenciosa e Estudo do livro “Mandala do Lótus”

    O livro “Mandala do Lótus” aborda a cultura de paz por meio de métodos de argumentação, compreensão e lucidez. Nesse encontro, somos convidados a compreender esta mandala, desenvolver uma visão mais ampla e viver de maneira mais consciente a respeito da interdependência entre o mundo e nós mesmos.

    “Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos.”

    Para mais informações, clique aqui ou fale com Tibério [(84) 99925-2323]; Marina [(84) 99633-3445]; Luiz [(84)98849-9009].


  • 19h30 – 21h15 | Meditação para iniciantes

    A meditação pode ser utilizada como forma de aspirar aos ensinamentos de Buda, fazendo brotar em nós compaixão, amor, alegria e equanimidade. Elementos de grande importância para a busca da felicidade genuína.
    Neste encontro, convidamos todos a praticar meditações de nossa tradição. Oferecemos um leque de práticas formais e discutimos como a meditação pode nos ajudar a mudar nossas vidas. Desmistificamos e esclarecemos pontos sobre a meditação, discutindo sobre dificuldades e benefícios.

    A reunião está aberta a todos, meditantes e não meditantes, budistas e não budistas.

    Para mais informações, fale com Tibério [(84) 99925-2323].


  • 06h30 – 07h30 | Meditação silenciosa

    Convidamos todos a praticar meditação silenciosa, oferencendo um espaço-tempo no qual cada um pode aprofundar um pouco mais em sua própria prática meditativa.

    07h30 – 08h30 | Puja Chuva de Bênçãos

    Nessa prática, recitamos diversas preces, principalmente, a Chuva de Bênçãos enquanto acumulamos a Prece de Sete Linhas. Consiste em uma prática de homenagem a Guru Rinpoche, o Padmasambhava, da qual desejamos auspiciosamente, entre outros benefícios bem-aventurados, a habilidade de auxiliar os seres incondicionalmente.

    “Quando fazemos a Prece de Sete Linhas de Guru Rinpoche, estamos evocando sua manifestação em nossas mentes. Aspiramos à lucidez e aos meios hábeis para ultrapassar nossas bolhas e gerar ações elevadas de benefício real em todas as direções. Aspiramos também à visão da realidade de cada ser e cada aparência enquanto manifestação direta da natureza de Buda”. Lama Padma Samten.

    Para mais informações, fale com Rosa [(84) 99989-6867].


  • 15h30 – 17h00 | Contemplação das Linhas Temáticas

    Com os esforços jubilosos da “Ação Paramita“, o Lama Padma Samten nos presenteia com a iniciativa “Linhas Temáticas“. Somos convidados a contemplar ensinamentos tradicionais na forma de áudio. A cada encontro, acompanharemos um capítulo de cada Linha e seguiremos contemplando as experiências de realidade a partir de uma visão lúcida.

    Para quem deseja praticar e se aprofundar no caminho do treinamento, o Lama nos ajudará a obter resultados claros com êxito. Em um primeiro momento, receberemos instruções diretas para o caminho da meditação e a superação de obstáculos de maneira natural e, então, seremos agraciados com contemplações mais elevadas.

    Conheça a Ação Paramita.

    As Linhas Temáticas
    I – O Caminho da Meditação.
    II – Desenvolvimento da Plena Atenção Lúcida.


Recomendações

Recomendados o uso de roupas confortáveis para as meditações.
Para aqueles e aquelas que nunca meditaram, tentar chegar no início da prática, se possível, para receberem as instruções de meditação e dicas de postura.
*Por favor, gostaríamos que trouxessem suas garrafinhas de água ou copos. Não estamos mais disponibilizando copos descartáveis.

Contribuição

As atividades do CEBB Natal são mantidas pela generosidade dos participantes. Sua contribuição espontânea e com alegria no coração ajuda a manter este local!

Contribuição sugerida: R$ 5,00 ou R$ 10,00 por prática.

Caso queira oferecer algum outro tipo de contribuição, regular ou pontual, por favor, entre em contato com os facilitadores.

Que os benefícios sejam para todos!

Endereço e contato

Av. Odilon Gomes de Lima, nº 1727, Capim Macio, Natal/RN (rua do restaurante Nau) Mais informações →

E-mail: natal@cebb.org.br

Acompanhe-nos também no Instagram (www.instagram.com/cebbnatal) e no Facebook (https://www.facebook.com/cebbnatal).