Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Programação semanal de práticas – CEBB Natal

Programação semanal de práticas – CEBB Natal

Oferecemos práticas e estudos regulares de segunda a quinta. Abrimos também na maioria dos feriados.

Retorno do recesso

Retomaremos as práticas regulares a partir do dia 06/01 (segunda-feira).
No dia 08/01 (Quarta-feira) iniciaremos um novo grupo de estudo do livro Mandala do Lótus. Para saber mais, clique aqui→

Estão todos e todas convidados!

Como começar?

Para quem está chegando pela primeira vez no CEBB Natal, sugerimos duas práticas em especial. São elas: O estudo do livro “Meditando a Vida”, do Lama Padma Samten (segundas), e a Meditação para Iniciantes (quintas). No entanto, sinta-se livre para participar da prática que se adeque mais a sua disponibilidade e interesse.

Abaixo você tem acesso à programação semanal completa e, caso sinta necessidade, poderá entrar em contato com o facilitador do grupo ou atividade escolhida para um breve bate-papo de acolhimento ou eventuais dúvidas.

Para ser avisado de cursos, retiros, palestras e atividades especiais, cadastre-se em nosso informativo e acompanhe-nos nas redes sociais: Instagram (www.instagram.com/cebbnatal) e no Facebook (https://www.facebook.com/cebbnatal).

Todas as atividades estão sob orientação do Lama Padma Samten.

Práticas regulares



  • 19h30 – 21h15 | Meditação e Estudo do livro Meditando a Vida”

    O estudo do livro “Meditando a Vida” é especialmente recomendado para visitantes e para iniciantes no Budismo. O livro cobre os principais tópicos dos ensinamentos budistas usando uma linguagem acessível, leve e clara. Segundo o prefaciador do livro, Eduardo Bueno, trata-se de “um budismo para a vida cotidiana, para uso diário, sem contraindicações, o pão espiritual nosso de cada dia.” Nessa prática, além da leitura e comentários sobre o texto, são oferecidas práticas introdutórias de meditação.

    Recomendado para iniciantes, não há pré-requisitos para participar.

    Informações com Luiz Henrique – (84)98849-9009


  • 19h30 – 21h15 | Meditação Silenciosa e Estudo do livro A Joia dos Desejos

    O livro “A Joia dos Desejos” busca aprofundar a compreensão da impermanência como forma de liberação do sofrimento, principalmente a partir da prática da meditação. Trata-se de um estudo recomendado para iniciantes, mas também para aqueles que já tem algum conhecimento dos ensinamentos budistas.

    “Este livro não faz uma apresentação convencional do Budismo, foi escrito com o objetivo de servir de ponte entre nossa vida cotidiana ocidental e a meditação serena, lúcida e profunda ensinada pelo Buda, de modo que seus ensinamentos se tornem vivos e benéficos em nossa cultura e nossa vida”. Lama Padma Samten, na introdução do livro Joia dos Desejos.

    Informações com Sandra – (84) 99640-0560


  • 18h30 – 19h15 | Puja Prajnaparamita

    A prática do Puja do Prajnaparamita é descrita pelo Lama Samten como uma reunião de samadhis dos mestres. Samadhis são realizações que podemos ter durante a prática de meditação. No caso dos mestres, essas realizações são tão profundas e eles são tão hábeis em usar a linguagem, que as transformam de forma sintética em preces.

    Nós recitamos essas preces e, principalmente, recitamos o Sutra do Coração da Prajnaparamita, que é um ensinamento atribuído ao próprio Buda Sakyamuni. Esse ensinamento é considerado a porta de saída do Samsara, da experiência cíclica. Ele nos dá o caminho para vermos diretamente a natureza livre da mente. Na medida em que vamos olhando com o olho do Prajnaparamita (literalmente, a Perfeição da Sabedoria) para todos os objetos, fenômenos, coisas, pessoas, vamos vendo seu aspecto vazio e luminoso e vamos libertando a nós mesmos e aos outros da experiência do sofrimento.

    Todos são bem-vindos a essa prática. Não há pré-requisitos, nem necessidade de inscrição prévia.

    19h30 – 21h15 | Meditação Silenciosa e Estudo do livro Mandala do Lótus

    O livro “Mandala do Lótus” aborda a cultura de paz por meio de métodos de argumentação, compreensão e lucidez. Nesse encontro, somos convidados a compreender esta mandala, desenvolver uma visão mais ampla e viver de maneira mais consciente a respeito da interdependência entre o mundo e nós mesmos.

    “Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos.”

    Informações com Tibério – (84) 99925-2323; Marina – (84) 99633-3445; e Luiz – (84)98849-9009


  • 19h30 – 21h15 | Meditação para iniciantes

    A meditação pode ser utilizada como forma de aspirar aos ensinamentos de Buda, fazendo brotar em nós compaixão, amor, alegria e equanimidade. Elementos de grande importância para a busca da felicidade genuína.
    Neste encontro, convidamos todos a praticar meditações de nossa tradição. Oferecemos um leque de práticas formais e discutimos como a meditação pode nos ajudar a mudar nossas vidas. Desmistificamos e esclarecemos pontos sobre a meditação, discutindo sobre dificuldades e benefícios.

    A reunião está aberta a todos, meditantes e não meditantes, budistas e não budistas.

    Informações com Tibério – (84) 99925-2323

Recomendamos o uso de roupas confortáveis.

Contribuição

As atividades do CEBB Natal são mantidas pela generosidade dos participantes. Sua contribuição espontânea e com alegria no coração ajuda a manter este local!

Contribuição sugerida: R$ 5,00 ou R$ 10,00 por prática.

Caso queira oferecer algum outro tipo de contribuição, regular ou pontual, por favor, entre em contato com os facilitadores.

Que os benefícios sejam para todos!

Endereço e contato

Av. Odilon Gomes de Lima, nº 1727, Capim Macio, Natal/RN (rua do restaurante Nau) Mais informações →

E-mail: natal@cebb.org.br

Acompanhe-nos também no Instagram (www.instagram.com/cebbnatal) e no Facebook (https://www.facebook.com/cebbnatal).