Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Notícia: Templo budista será inaugurado em Canelinha

Texto publicado originalmente nos sites Tudo Sobre Floripa e Pauta Local, 27 de outubro de 2015.

Com a coordenação direta do Lama budista Padma Samten, um grupo de voluntários decidiu construir um templo para práticas de meditação e cerimônias no município de Canelinha, na Grande Florianópolis. Agora, um ano depois, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) Mendilá (nome do Buda da Medicina) terá seu espaço para cerimônias e práticas de meditação oficialmente inaugurado no sábado (31), a partir das 9h, com uma série de atividades ao ar livre e junto ao espaço interno do Templo. No domingo (1º), a programação segue com diversas iniciativas.
Numa área total de 324 metros quadrados, o templo budista é um dos maiores País e foi edificado com tijolos ecológicos, sem queima e fabricação no próprio CEBB. O espaço tem a capacidade para 300 pessoas. Na área do CEBB, foi montada uma cozinha vegetariana, alojamentos para 100 pessoas e espaço destinado à qualidade de vida. A administração também comercializou a venda de 30 lotes para aqueles que desejam viver na propriedade – seis propriedades estão sendo construídas e um morador fixo já se instalou no local.

Para os adeptos e simpatizantes do budismo, este é um cenário privilegiado, cercado de natureza, próprio para as práticas. A área total do Centro Rural compreende 10 hectares, e em breve abrigará um Espaço de Saúde com terapias naturais em meio à natureza, uma rotina com alimentação equilibrada, práticas físicas e meditação. Será criado um ambiente favorável para reduzir fatores de adoecimento e promover a cura.
Durante o período de inauguração do templo haverá um retiro especial de 27 a 30 de outubro com a presença do Lama. Serão ministrados ensinamentos sobre o Sutra do Diamante.
— Esse sutra tem a forma de um diálogo onde o Buda apresenta as seis perfeições – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria na perspectiva da visão da vacuidade  — afirma Lama Padma Samten.
 

O mestre budista Lama Padma Samten é físico de formação, com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado Lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem.
Além do contato muito próximo com a comunidade budista, nos diversos Estados onde o CEBB está estabelecido, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Lama Padma Samten tem orientado profissionais e acadêmicos que buscam aprofundar e qualificar suas teses, estudos e atuações profissionais a partir de uma interface com a espiritualidade, de modo geral, e com o budismo, de modo específico.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA