Início Notícias Relíquias do Buda no Brasil - Março a Maio em várias cidades

Relíquias do Buda no Brasil - Março a Maio em várias cidades

E-mail Imprimir PDF

Uma rara exposição de relíquias do Buda Shakiamuni e de outros grandes mestres budistas chega ao Brasil em março 2010. Entrada franca! Todos estão convidados.

A exposição passará por Viamão-RS (12 a 14/3), Florianópolis (19 a 21/3), Curitiba (26 a 28/3), São Paulo (9 a 11/4), Vitória (16 a 18/4), Salvador (23 a 25/4), Recife (7 a 9/5), João Pessoa (14 a 16/5) e Rio de Janeiro (20 a 23/5). 
Veja as fotos da exposição no CEBB Caminho do Meio!

Veja o vídeo sobre as relíquias! 

Reportagem sobre a exposição em Curitiba. 

Até hoje, as relíquias sagradas foram apresentadas em mais de cem cidades na Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Concluída a volta ao mundo, as relíquias serão guardadas em um templo no coração de uma magnífica estátua de 152 metros do Buda Maitreia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia.


Cidades da Turnê

Viamão - 12 a 14 de março - das 10h às 19h
Local: CEBB Caminho do Meio - Templo com acesso para cadeirantes.
Cerimonial de abertura oficial da Turnê brasileira dia 12 de março, às 10h.
Presença dos Mestres: Lama Padma Samten (CEBB), Chagdud Khadro (Chagdud Gonpa Brasil), Monja Isshin (Zen Budismo), Monge Joaquim Shaku Shoshin (Terra Pura), Monja Shoden (Zen Budismo) e Monge Dengako (Zen Budismo). 
Informações: 51 3485-5159 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Florianópolis - 19 a 21 de março
Espaço Cultura Rita Maria (piso superior da rodoviária)
Cerys Tramontini: (48) 9129-9662 Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rossano Flores: (48) 8406-1350 Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Curitiba - 26 a 28 de março
Local: Faculdades Integradas Espírita -
Rua Tobias de Macedo Júnior, 333, Santo Inácio
Sexta: 19h - Cerimônia de abertura
Sábado e domingo, das 10h às 19h
Informações: Bernadete Brandão
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | 41 8818-9989

São Paulo - 09 a 11 de abril
Centro Cultural Hiroshima do Brasil - Rua Tamandaré, 800 - Liberdade
9 a 11 de abril  - das 10h às 19h  
Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (11) 9904-7191
Entrada franca.

Vitória - 16 a 18 de abril
Sábado: 10h às 19h 
Domingo: 10h às 16h 
Assembléia Legislativa do Estado do Espirito Santo
Av. Américo Buaiz, 205 - Enseada do Suá 
Contato: Denise 
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
Tel: 27 9941 1088
Entrada franca. 

Salvador - 24 e 25 de abril
Museu da Misericórdia
Rua da Misericordia, entre o Elevador Lacerda e a Praça da Sé.
Cerimônia de Abertura: 23 abril, às 16h.
Exposição: 24 e 25 abril, das 10h às 17h.  
Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Entrada franca.

Recife - 07 a 09 de maio
Sexta: 18h cerimônia de abertura 
Sábado: 10h to 19h 
Domingo: 10h to 19h 
Museu da Abolição
Rua Benfica, 1150
RecifePE, 50720-001
Contato: João Pereira Vale Neto
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel:  (81) 9268 8120 /  (81) 3244 2441
Entrada franca.

João Pessoa - 14 a 16 de maio
Fundação Casa De José Américo
Av. Cabo Branco,3336 -
Praia do Cabo Branco 
Sexta: 18h cerimônia de abertura
Sábado: 10h ás 19h
Domingo: 10h às 19h
Contato: Waldik Souza
Email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: 83 8882 0444 
Entrada franca. 

Rio de Janeiro - 20 a 23 de Maio - 
Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1008
Quinta, 20 - Cerimônia de abertura -16h
Sexta , sábado e domingo das 10h às 19h 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 21 9322 0476
Entrada franca.

Manaus - 28 a 30 de Maio -
Sexta: 18h às 21h - cerimônia de abertura
Sábado: 10h ás 17h
Domingo: 10h às 17h
Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Av. Mário Ypiranga Monteiro (Antiga Recife)
Ed. Dep. José de Jesus Lins de Albuquerque, n° 3.950
Parque Dez
Contato: Cleusa Martins Tel:92 3183 4444
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Lama Rinchen Khyenrab
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
Cel:11 81216089
Tel:11 4528 1737 

 


Cadastro de voluntários

Se quiser ajudar na organização em qualquer cidade como voluntário, cadastre-se aqui!


As relíquias

A coleção é extraordinária. Ela contém numerosas relíquias do Buda Sakiamuni e de seus mais reputados discípulos: Maudgalyayana, Ananda e Sariputra. As relíquias do Buda Kasyapa, que precedeu Sakiamuni, e de vários outros santos e mestres espirituais das tradições chinesa, indiana e tibetana também fazem parte da exposição.

As relíquias do Buda Sakiamuni foram oferecidas por Sua Santidade, o Dalai Lama ao Lama Zopa Rinpoche. Muitos outros mestres budistas uniram-se ao projeto e ofereceram relíquias para serem colocadas no coração da estátua do Buda Maitreia.

Quando os corpos de mestres espirituais são cremados, entre suas cinzas surgem cristais parecidos com pérolas. Estes objetos são especiais porque guardam a essência das qualidades do mestre. As relíquias são evidências físicas de que ele desenvolveu muita compaixão e sabedoria antes da morte. Elas proporcionam uma oportunidade única de conexão espiritual com seres iluminados.

Inúmeras pessoas têm se conectando diretamente à poderosa energia de amor que emana das relíquias. Budistas e não-budistas relatam que se sentem inspirados, curados e em paz, simplesmente por estarem em sua presença. Cada visitante acessa o aspecto divino em si mesmo.


O projeto Maitreia

A palavra Maitreia, nome do próximo Buda que virá, significa "bondade amorosa". O objetivo do Projeto Maitreia é levar a paz aos indivíduos, às famílias, às comunidades e, conseqüentemente, ao mundo, através da prática de bondade amorosa.

A estátua de bronze, que é a parte mais visível do Projeto Maitreia, foi concebida para durar por mais de mil anos. Durante este período, espera-se criar, direta e indiretamente, condições para a estabilidade econômica e renovação espiritual na região de abrangência do projeto. Quinhentos alunos já estão recebendo educação gratuita na escola do Projeto de Educação Universal Maitreia, em Bodhigaya.

A estátua e o prédio do seu trono vão abrigar um museu, uma biblioteca e um teatro, além de templos, salas de exposição e serviços de hospitalidade. Um hospital universitário de nível internacional será construído para atender aos mais carentes. Tudo reunido em um maravilhoso projeto paisagístico com pavilhões de meditação, lindas fontes de água e piscinas tranqüilas.

Durante o século 20, a maioria dos grandes edifícios construídos foi dedicada aos interesses econômicos. A estátua do Buda Maitreia proporcionará ao mundo um necessário e duradouro monumento aos valores espirituais. Saiba mais...

“Quando estamos em paz em nosso interior, podemos ficar em paz com aqueles ao nosso redor. Quando nossa comunidade se encontra em estado de paz, ela é capaz de compartilhar esta paz com as comunidades vizinhas e assim por diante. Quando sentimos amor e bondade pelos outros, isto não apenas faz com que eles se sintam amados e cuidados, mas também nos ajuda a desenvolver felicidade e paz internas.

Este projeto é realmente maravilhoso e é o resultado de grande coragem e determinação. Do fundo de meu coração, eu aprecio e aplaudo este belíssimo projeto e todas as pessoas conectadas a ele – os benfeitores e todos os outros que contribuíram e estão contribuindo para que ele ocorra. Todos deveriam compreender que este é um projeto sagrado e abençoado.” Sua Santidade, o XIV Dalai Lama.

Realização:
Maitreya Project
Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB)
Shiwa Lha – Centro de Estudo do Budismo Tibetano

Apoio:
Instituto Caminho do Meio
Centro de Cultura Tibetana

 

Revista Bodisatva

Bodisatva Nº 17

A Revista Bodisatva oferece um olhar budista para todas as áreas da vida, da economia à ecologia. Adquira a nova edição!

Informativo

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros!

Vídeos

Veja aqui todos os vídeos!

Na rede

Agenda do Lama Samten por email

Receba as atualizações da agenda do lama

Ensinamentos

 

Budismo e Cultura de Paz

Sua Santidade o Dalai Lama costuma resumir a filosofia budista em uma frase: "Fa...

 

Sabedoria na gestão de pessoas

Somos todos capazes de fazer brotar um ambiente no qual as pessoas ajam naturalm...

 

Lama Samten apresenta roteiro de meditação ao fim do Retiro de Inverno

Este roteiro ele compôs na forma de versos durante o retiro no CEBB Darmata (Pe...

 

Ensinamentos budistas para o mundo corporativo

Em uma série de vídeos curtos produzidos pelo Portal Nós da Comunicação, La...

Frase do lama

"Não existe situação negativa que não possamos transformá-la de forma completa em aspectos positivos pelo poder da nossa luminosidade."


Ouvindo o lama

Trechos de gravações de palestras e retiros do Lama Padma Samten pelo Brasil. Ouça agora!

Loja virtual

DVD Lama Samten Meditação como Caminho - A Base da Lucidez (DVD)

Veja mais DVDs, CDs e livros do Lama Samten!