Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Novo estudo | A doença mental na perspectiva budista

Novo estudo | A doença mental na perspectiva budista

Todas as terças-feiras, das 19h às 20h, estudo do texto “A doença mental na perspectiva budista”

Das 18h30 às 19h haverá meditação.

“Se nós quisermos falar em saúde, saúde mental e doença mental, o nosso foco é a roda da vida, é o diagrama da roda da vida, é o mapa mental da roda da vida. Vocês olhem aquilo como um mapa mental. Olhem aquilo como alguma coisa que vocês vão entendendo aos poucos e vão amadurecendo e vão transformando, olhando de forma mais ampla aquele conteúdo.”

“Nós temos as loucuras individuais e as loucuras coletivas. Elas são baseadas nessa característica: quando a gente vê as pessoas desrespeitando os outros, passando por cima dos outros, isso já é o sinal da loucura. A pessoa se fixa em alguma coisa, ela já não vê o outro, só vê o outro como alguma coisa dentro da sua própria vida. Este é um sintoma”.
– Lama Padma Samten

A partir do dia 19 de janeiro, terça-feira, vamos começar um novo estudo no CEBB Porto Alegre.
Estudaremos juntos o texto “A doença mental da perspectiva budista”, que é uma transcrição de uma palestra que Lama Samten ofereceu no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, em 2010 e que segue sendo completamente atual. Vamos usar esse texto como um eixo para aprofundar diferentes temas que surgem no próprio texto, como os listados abaixo. O texto pode ser entendido como uma introdução à Roda da Vida, ensinamento tradicional no budismo.

Nesse texto, Lama Samten aborda em detalhe as causas de nossas perturbações, tomando como base os ensinamentos sobre a Roda da Vida. Lama aborda também as rotas de superação de nossas perturbações bem como as práticas correspondentes.

Vamos nos encontrar às 18h30 para meditação. Em algumas sessões a meditação será guiada e em outras será silenciosa. Você pode chegar direto para o horário do estudo, mas recomendamos muito que participe também da meditação. A qualidade do estudo costuma ser melhor quando acalmamos a mente antes na meditação.

O estudo é indicado tanto para as pessoas que queiram começar a ter contato com os ensinamentos budistas como também para quem quiser rever e aprofundar suas contemplações especialmente a respeito dos temas da Roda da Vida e sobre como eles se relacionam com o cultivo de uma mente saudável, compassiva e lúcida. Todas as pessoas são muito bem-vindas!

O estudo será conduzido por Stela Santin, tutora dos referenciais de estudo e prática do CEBB.

Alguns temas que vamos estudar:

  • a noção de “reificação”, “avidya”, ignorância
  • o centro da Roda da Vida (3 animais): ignorância, desejo/apego e raiva/medo
  • seis reinos
  • 12 elos
  • o que é “a loucura” da perspectiva budista?
  • como podemos transcender a loucura?

“O processo de lucidez que cura a aflição é o processo que nos permite tomar refúgio não em alguma identidade, não na sustentação da identidade que está em crise, mas nos permite tomar refúgio sereno, sem luta, na natureza que não pode ser derrubada, que é a natureza que sobreviveu àquela multidão de rostos, que foram trocando. Nós temos essa experiência longa de sobrevivência. Nós não somos nenhum desses rostos. Quando nós serenamos dentro desta natureza que está além dessas identidades, então isso é a lucidez. Essa lucidez nos retira da crise. Ela está sempre disponível”.

– Lama Padma Samten

A Revista Bodisatva publicou o texto que vamos estudar em 5 partes. Você pode acessá-las aqui.

Se você não puder acompanhar o estudo desde o primeiro encontro, não tem problema, você pode chegar a qualquer momento. O estudo ocorre na sala do zoom do CEBB Porto Alegre.

Lembramos que Lama Samten está oferecendo retiros de aprofundamento na meditação durante todo o mês de janeiro. Veja aqui mais informações e como se inscrever.

Como entrar na sala online do estudo

Para acessar a sala do Zoom do CEBB PoA, após instalado o app, clique nesse link.

O link também será enviado no grupo de WhatsApp da Programação CEBB PoA. Caso não esteja nesse grupo, entre em contato conosco para ser adicionado(a). Nesse grupo também costumamos dar avisos sobre eventuais cancelamentos dos estudos e práticas.

51.999.510084 (José)
51.99855.7332 (Thamise)

 

Doações

Nós seguimos mantendo nossa sede física na Rua Garibaldi, 1368, em Porto Alegre e aspiramos que nesse ano possamos voltar a nos encontrar lá assim que as condições da pandemia melhorarem. Se você quiser apoiar a sustentação de nossa sede, abaixo os dados para doações:

TED e transferências do Banco Banrisul (041)
Agência 0100, conta corrente (conjunta) 35.392385.08, Kátia Kraemer, CPF 381.674.920-87

Transferências de qualquer banco, sem custo, através do PIX (O cadastro no Pix não é necessário para realizar transferências nessa modalidade)
Chave PIX: pixcebbpoa@gmail.com
Contato

(51) 99855.7332 (Thamise)
(51) 99 951 0084 (José Benetti) – indisponível até 31/01
portoalegre@cebb.org.br (Luis Adriano)