Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Sobre nossas Práticas e Estudos

Sobre nossas Práticas e Estudos

Prática de Corpo e Meditação

Prática recomendada para iniciantes

Práticas corporais (corpo), respiratórias (fala) e meditativas (mente).
Nessa prática, experienciamos o corpo como suporte e caminho para a meditação.
Por meio de posturas e exercícios respiratórios, com base na consciência do corpo e da respiração, aprofundamos o relaxamento e soltamos a tagarelice habitual da nossa mente.
Repousados no momento presente e conectados com o que está acontecendo no corpo e na mente, a meditação se tornará natural e descomplicada. Assim, experimentaremos os benefícios dessa prática transformadora em nossas vidas.

Estudo do livro “Tesouros do Pico do Junípero”

As instruções essenciais de Padmasambava são extremamente importantes, porque ele não é apenas uma figura lendária ou um mito antigo. Ele é uma pessoa real que continuamente exerce atividades espontâneas, incluindo manifestar-se como “revelador de tesouros”, de forma que sempre há um ensinamento novo, imaculado, que as pessoas podem praticar. Isto também assegura que a influência espiritual de Padmasambava e suas bênçãos sejam incessantes.

Trata-se de uma coleção de preciosidades, tesouros mesmo, Thermas manifestados por grandes tertons, emanações de Guru Rinpoche. Uma pessoa que perambulasse penosamente pelo deserto de sua vida, vida após vida, ao encontrar apenas uma parte desta coleção, se sentiria completamente recompensada. Seguindo essa única parte dos ensinamentos, atingiria o resultado final. Tomando esse texto, contemple-o parte a parte como sua prática principal, guardando como uma relíquia, na parte mais alta do seu altar. Além dos ensinamentos de Guru Rinpoche, há uma apresentação primorosa e iluminadora de Tulku Urgyen Rinpoche, que atesta: Guru Rinpoche virou o saco dos ensinamentos do avesso, revelou completamente.
Lama Padma Samten

QiGong

Prática recomendada para iniciantes

Exercícios terapêuticos da Medicina Chinesa, que combinam concentração mental, mobilização global do corpo e exercícios respiratórios.
Praticado há mais de 4.000 anos, os exercícios se desenvolveram nos monastérios, com a finalidade de melhorar a vitalidade dos monges. Atualmente, na China, o QiGong é praticado nos parques públicos, hospitais e escolas, para prevenção, tratamento e manutenção da saúde.

*ALGUNS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA:
- Proporcionar saúde e vitalidade para o corpo
- Serenar e aquietar a mente/emoções
- Diminuir o estresse e a ansiedade
- Fortalecer o sistema imunológico
- Fortalecer músculos e tendões
- Melhorar a circulação sanguínea
- Regular a pressão arterial
- Melhorar a postura, flexibilidade, equilíbrio e memória

Estudo do livro “Mandala do Lótus”

Estudo recomendado para iniciantes

Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos. Ao construirmos mundos favoráveis, terras puras e manifestações de sabedoria, nossa ação positiva se torna natural, livre, desobstruída, compassiva e amorosa, livre de artificialidades.
Lama Padma Samten

Neste livro, o Lama Padma Samten aborda os temas da cultura de paz, a possibilidade de harmonia entre as diferentes visões e a diversidade como riqueza.
O estudo oferece uma trajetória de visão, meditação e ação no mundo como estratégia para transformar nossas visões estreitas em visões mais amplas e compassivas.

Estudo e Meditação: O Darma do Buda no Mundo (linha temática de ensino do Lama Samten)

Estudo recomendado para iniciantes

Quais as causas do nosso sofrimento/insatisfatoriedade e como a liberação pode ocorrer?
Como a contemplação das três primeiras Nobres Verdades potencializa o nascimento no lótus e o surgimento dos meios hábeis, para nos livrarmos do nosso próprio sofrimento e beneficiarmos os seres?

Nesta linha temática, o Lama Padma Samten aborda as dificuldades do samsara, demonstrando como o nosso mal-estar é construído artificialmente, portanto, possível de ser desconstruído. Segue com ensinamentos sobre a geração de Bodicita e introduz a visão de que a liberação é possível, pois a nossa natureza é livre e está além de todos os sofrimentos, identidades e bolhas.

Estudo do livro “Meditando a Vida”

Estudo recomendado para iniciantes

O estudo do livro “Meditando a Vida”, do nosso mestre Lama Padma Samten, é especialmente indicado para iniciantes, mas, apesar de introdutório, é também profundo e abrangente. Portanto, aqueles que já praticam também se beneficiarão.
O foco desse estudo é contemplar a nossa própria vida cotidiana com a lente dos ensinamentos budistas, tornando-os vivos e aplicáveis.

Não importa quanto poder ou recursos tenhamos, a felicidade dependerá de nossa dimensão de afeto, de carinho, de compaixão e de amor. O treinamento da mente permite o florescimento dessas qualidades. Se não tivermos isso, nossa vida vai parecer infeliz e sem sentido.
Lama Padma Samten

Budismo para Iniciantes

Prática recomendada para iniciantes

Nesta roda de conversa que acontecerá sempre nos primeiros sábados de cada mês, iremos apresentar algumas ideias iniciais a respeito dos ensinamentos, além de tirarmos dúvidas e trocar experiências sobre a prática budista.

O budismo pode ser apresentado como um remédio para tratar a perda do reconhecimento de nossa natureza ilimitada. Seu efeito é curar-nos da experiência de existência limitada, com etapas de nascimento, crescimento, envelhecimento, doença e morte.
Quando o Buda era um príncipe, percebeu que todos os seres sofriam de uma mesma doença [...] Embora todos tenhamos a doença, podemos não percebê-la.
Lama Padma Samten

 

Darma com Pipoca

Prática recomendada para iniciantes

O Darma com Pipoca é uma prática que proporciona o encontro entre o Darma (os ensinamentos budistas) e o cinema (com pipoca, é claro!).
Assim, temos a oportunidade de conhecer um pouco mais do budismo através da sétima arte e do encontro com a sanga.
Iniciamos com um momento de meditação. Depois, fazemos uma breve apresentação seguida da exibição do filme. Uma boa conversa sobre o filme e o Darma encerram a prática.

Saiba como participar das práticas: http://www.cebb.org.br/salvador-praticas/