Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

O que significa olhar para o mundo interno?


Lama Padma Samten: Significa elucidar os nossos referenciais. Nós estamos dentro de uma bolha e começamos a olhar aquela bolha de forma mais ampla.
Por exemplo, alguém apegado ao time do Sport e a situação está apertada, difícil para o time. Então, dizemos: “mas agora o time não vai para a segunda divisão?” E essa nova perspectiva é interessante, pois são outros times, é mais fácil. “É difícil voltar para a primeira divisão, mas tudo bem! Você pode torcer pelo Sport na segunda divisão e também torcer pelo Náutico na primeira divisão. É todo mundo pernambucano.” Então podemos ampliar isso. Ou então pensamos: “você é torcedor do Sport, tudo bem. Mas você tem família, tem filhos, tem outras bolhas.” E podemos pensar em outras coisas, olhar de outras perspectivas. Isso significa ampliar a mente, ampliar as possibilidades.
O ponto seria nunca fecharmos a possibilidade de vermos de um outro modo e guardar sempre isso.
Não deveríamos gerar uma crítica, porque a crítica pertence a uma noção de que aquilo não é aquilo, mas é uma outra coisa. Por exemplo, quando eu gero uma visão e digo: “ah! Isso aqui pode não estar certo”, parece que o certo está numa outra coisa que eu ainda vou encontrar. E aí você sorri diante daquilo, vê a beleza da construção daquilo como um método que funciona limitadamente, aprende a trabalhar com as coisas que tem uma visão limitada.

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA