Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Oficina | Darma e Poesia

Oficina | Darma e Poesia

Próximo dia 30 de julho de 2017 (Domingo), às 15h, no CEBB Salvador, Rua General Labatut, 137, Shopping Colonial, sala 13, Barris

O olhar Prajnaparamita e o olhar poético são de vaziez e luminosidade sobre as coisas e sobre o mundo. A OFICINA Darma e Poesia busca exercitar este olhar livre, natural e criativo para acessar a realidade, na sua dança impermanente e luminosa. A realidade é lúdica e paradoxal ao mesmo tempo!
Ver a realidade “como ela é” não é vê-la como sólida, posta, acabada, anterior a nós mesmos. A realidade é vazia e luminosa, o que significa que é construída por nós, a partir de como olhamos e fazemos as coisas no nosso cotidiano, a partir do que escolhemos e que critérios tomamos como referências, o que adotamos e refutamos.
As experiências que vivenciamos dependem do nosso olhar. Tudo “é” algo/alguma coisa, mas “não é” algo/alguma coisa inerente ou intrínseco a si mesmo. Ao mesmo tempo “é” algo/alguma coisa, a partir de causas e condições, ou seja, das várias relações existentes para compor o que se apresenta para nós como aparências. Portanto, a realidade é plástica e dançante, muito mais para líquida ou gasosa do que para sólida. Mais próxima da metáfora de uma “instalação artística”, da ideia de arte, do que da ideia de um conceito pronto, seguro e acabado.

No olhar livre de Simone de Beauvoir, que sugere vaziez e luminosidade, e também nos fala da insegurança e itinerância do ser e da vida, “que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância”.

Oficina

O quê? Oficina Um olhar que dança
De quê? Darma e Poesia

Onde e Quando

Horário: 15h às 16h

“O CEBB é uma instituição sem fins lucrativos. Os recursos para nossa sustentação são obtidos por meio de eventos, publicações e doações voluntárias de pessoas como você. Agradecemos sua colaboração para manter nossas portas sempre abertas e beneficiar muitos seres”