Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Oficina de caligrafia contemplativa em Brasília. Inscreva-se!

Oficina de caligrafia contemplativa em Brasília. Inscreva-se!

Cultivando o mundo interno através da pintura caligráfica oriental

“Ao trabalhar com o pincel, você aprende a agir lentamente, relaxado e focado ao mesmo tempo. Você aprende a desfrutar de cada momento plenamente e a apreciar a imperfeição. Você experimenta a meditação em movimento e se familiariza com uma dimensão mais profunda de si mesmo — graduamente você se coloca em um processo de descobertas contínuas e de perceber os pequenos milagres na vida.“ —Sensei Kazuaki Tanahashi

“A arte aponta diretamente a realidade. A arte é um espelho que reflete a base da nossa mente.” —Lama Padma Samten

Pintura expressiva inspirada na escrita cursiva do ideograma “慈” (compaixão) — Fábio Rodrigues

O que é caligrafia contemplativa?

É uma abordagem da pintura caligráfica oriental onde o foco não é apenas o aprendizado técnico, mas usar a prática artística como meio de integrar corpo e mente e cultivar equilíbrio emocional. Com os pincéis, papéis e tintas, exploramos de forma bem prática a nossa relação com o relaxamento e a vivacidade, o acerto e a imperfeição, o controle e a soltura, a precisão e a espontaneidade, a flutuação da atenção, das emoções e da energia.

Quem pode participar?

Não é preciso ter nenhuma experiência prévia. São bem vindos todos que desejam trabalhar o mundo interno através da arte. Também estudantes e artistas que desejam aprofundar os aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais do treinamento, e praticantes de meditação que desejam usar a arte como prática complementar.

Quando e onde?

2 de fevereiro, sexta, das 19h às 22h, no CEBB Brasília — CLN 309, Bloco D, Sala 16 (subsolo). Vindo pela W3 Norte, descer na parada do Pão de Açúcar. Confira no mapa AQUI.

Quanto custa

A contribuição é de R$70. As contribuições são a única e tradicional forma de sustentação dos centros budistas — oferecer sustento é uma prática direta de compaixão e generosidade.

Facilitador: Fábio Rodrigues é aluno do Lama Padma Samten e tutor no programa de treinamento do CEBB. Como artista, é aluno do Sensei Kaz Tanahashi (mestre caligrafista e contemplativo) e Norberto Niebuhr (desenhista). Para saber mais sobre caligrafia oriental e o Sensei Kaz, professor do Fábio, veja o documentário “Painting Peace” (em inglês) →