Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Oficina de caligrafia oriental com Kaz Tanahashi Sensei no CEBB CM

Oficina de caligrafia oriental com Kaz Tanahashi Sensei no CEBB CM

EM EDIÇAO
7 de junho 2018 no CEBB Caminho do Meio
Cultivando o mundo interno através da pintura caligráfica oriental

“Ao trabalhar com o pincel, você aprende a agir lentamente, relaxado e focado ao mesmo tempo. Você aprende a desfrutar de cada momento plenamente e a apreciar a imperfeição. Você experimenta a meditação em movimento e se familiariza com uma dimensão mais profunda de si mesmo — graduamente você se coloca em um processo de descobertas contínuas e de perceber os pequenos milagres na vida.“ —Sensei Kazuaki Tanahashi

“A arte aponta diretamente a realidade. A arte é um espelho que reflete a base da nossa mente.” —Lama Padma Samten

O que é caligrafia contemplativa?

É uma abordagem da pintura caligráfica oriental onde o foco não é apenas o aprendizado técnico, mas usar a prática artística como meio de integrar corpo e mente e cultivar equilíbrio emocional. Com os pincéis, papéis e tintas, exploramos de forma bem prática a nossa relação com o relaxamento e a vivacidade, o acerto e a imperfeição, o controle e a soltura, a precisão e a espontaneidade, a flutuação da atenção, das emoções e da energia.

Quem pode participar?

Não é preciso ter nenhuma experiência prévia. São bem vindos todos que desejam trabalhar o mundo interno através da arte. Também estudantes e artistas que desejam aprofundar os aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais do treinamento, e praticantes de meditação que desejam usar a arte como prática complementar.

Quando

7 de junho, quinta, às 19h30

Onde

Estrada Caminho do Meio, 2600 (Viamão, RS) — como chegar

Contribuição Sugerida

A contribuição é de R$180,00 (incluindo material a ser utilizado na oficina). Almoço ou jantar são opcionais e informados na inscrição.

As contribuições são a única e tradicional forma de sustentação dos centros budistas — oferecer sustento é uma prática direta de compaixão e generosidade.

Nascido no Japão em 1933, Kazuaki Tanahashi é um erudito e professor Soto Zen. Mestre caligrafista e artista treinado no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos. Como escritor, editor e tradutor, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, e é diretor fundador da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Ele também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência.

Leia com atenção as orientações gerais aos visitantes do CEBB.

Refeições: A alimentação na cozinha do CEBB segue a linha vegetariana. O cardápio é especialmente planejado para promover uma saúde equilibrada e apoiar as práticas de estudo e meditação. Além de utilizarmos ingredientes de origem orgânica e da agricultura familiar, sempre oferecemos opções sem glúten e sem lactose. Os participantes do minirretiro fechado receberão as refeições na Sala de Meditação e os participantes do minirretiro aberto farão no refeitório.

Hospedagem: A hospedagem é em alojamentos coletivos. Também é possível alugar quartos na casa de moradores, se você escolher essa opção, escreva para nós para que possamos lhe passar o contato dos moradores que alugam quartos.

O que você deve trazer: travesseiro, roupa de cama e banho, guarda-chuva, lanterna.

Atividades voluntárias: Os participantes dos eventos no CEBB são convidados a praticarem desenvolvendo atividades de limpeza e organização. As atividades voluntárias para manutenção dos espaços durante os eventos fazem parte do treinamento da mente e da energia e contribuem para a realização dos eventos de forma participativa e coletiva.

Contato: eventos@cebb.org.br | (51) 98051 5255 (atendimento de segunda a sexta das 13h30 às 18h)