Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Oficina de Introdução à Meliponicultura

Oficina de Introdução à Meliponicultura

Dia 21 de outubro no CEBB Recôncavo. Oficina prática vivencial de Introdução à Meliponicultura: manejo sustentável de abelhas sem ferrão.

“Se quisermos andar melhor, a gente deveria respeitar o  funcionamento dos outros seres, como rios, montanhas, animais. Na medida em que eles são esquecidos por nós, esquecemos o nosso próprio corpo. Deveríamos praticar uma harmonia com esses seres, entendermos eles dentro de uma perspectiva mais ampla.”(Lama Padma Samten, 2016).

Meliponicultura é como chamamos a prática de criar abelhas nativas sem ferrão. Uma prática tradicional entre os povos nativos das Américas, embora menos conhecida do que a apicultura – criação de abelha Apis mellifera. Além do mel diferenciado, as abelhas nativas são fundamentais para as florestas tropicais, pois muitas plantas se beneficiam da polinização favorecida por diversos animais, entre os quais as abelhas merecem destaque. Entre as plantas cultivadas, os polinizadores também são fundamentais. Há culturas que são favorecidas por eles como feijão, soja, pimentão e café e outras só produzem com a ação desses pequenos animais como maracujá, melancia, melão, açaí e maçã.. A agricultura convencional baseada em monocultivos e agroquímicos é desfavorável aos polinizadores pois não oferece alimento o ano todo para eles, reduz áreas de mata onde eles poderiam construir seus ninhos, entre outros. . A produção de alimentos em sistemas agroflorestais, por sua vez, no sentido inverso, promove biodiversidade vegetal e animal, oferece alimento e moradia para as abelhas e outros polinizadores que por sua vez contribuem para a produção de frutos na agrofloresta.

É com alegria que convidamos a todos para participar da primeira Oficina de Introdução à Meliponicultura do CEBB Recôncavo. Essa Oficina é um desdobramento positivo dos Cursos de Agrofloresta realizados e um resultado direto da interação do CEBB com a comunidade local, em busca da sustentabilidade e cuidado com a natureza.

Venha também participar!

Facilitadora convidada

Professora Isabel Modercin

Bióloga e meliponicultora

 
Local

CEBB Recôncavo

BR 420, Santo Amaro a Cachoeira, km 25, 1.000 metros ao entrar na rodovia para a localidade de Pedras (BA-510).

Veja como chegar: http://www.cebb.org.br/contato-cebb-reconcavo/

Contato

Lívia (71) 9 9999 6661 e  Leonel (71) 98103-2417  cebb.agrofloresta@gmail.com

 

Horarios

Dia 21.10.2018 das 8h às 17h

Carga horária de 8h

 
Programação

- Principais temas

Introdução à biologia das abelhas sem ferrão para o manejo sustentável. Para criar na zona rural ou na cidade.

- Atividades práticas

Transferência de colônia de jataí (Tetragonisca angustula)

Manejo de colônias de ururçu (Melipona scutellaris)

Material de uso individual

  • Use roupas claras.

  • Venha de calça ou traga calça para se prevenir de muriçocas. Se preferir traga também blusa de manga comprida.

  • Traga caderno e caneta para tomar notas caso deseje

Contribuição sugerida

R$ 120,00 valor do curso com almoço

Para hospedagem no CEBB e outras refeições, nos consulte

“A reconciliação da humanidade com a natureza exige conhecimentos sobre técnicas e projetos favoráveis. A natureza é mais do que apenas os elementos visíveis, é uma rede de relações, dinâmicas, processos e mudanças constantes […] Na Agricultura Sintrópica, não existe um pacote fechado ou uma receita de aplicação imediata. No lugar disso existe um conjunto de técnicas e princípios que […] derivam de uma mudança na própria forma de ver, interpretar e se relacionar com a natureza.” (Agenda Götsch).