Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Onde estamos apostando as nossas fichas?

Onde estamos apostando as nossas fichas?

Estudo online sobre as Quatro Nobres Verdades, dia 18/12, das 9h30 às 12h

Onde estamos apostando as nossas fichas? Onde estamos buscando refúgio? 

“Como viver uma vida à qual não podemos nos agarrar? Como viver com o fato de que no momento em que nascemos já estamos mais perto da morte; de que quando nos apaixonamos a tristeza já está garantida? Como ficar em paz com o fato de que o ganho sempre termina em perda; o encontro, em separação?”

– Lama Elizabeth Mattis Namgyel

Embora tudo seja impermanente, nós temos a tendência automatizada de apostar nossas fichas em experiências e configurações instáveis e transitórias. No meio disso, nós nem percebemos o quanto essa aposta nos deixa vulneráveis e muitas vezes só nos damos conta quando o sofrimento se manifesta de forma mais explícita, individual e coletivamente.

Nós também apostamos no que Lama Samten chama de “esperteza”: achamos que vamos conseguir driblar o sofrimento e sair vitoriosos no final, manipulando as experiências externamente para satisfazer nossas preferências autocentradas. Essa aposta só nos desgasta e nunca entrega o que esperamos, além de gerar sofrimento para nós e para os outros. Mas os mestres apontam outra direção: podemos apostar na liberação de nossas confusões e fixações. Podemos apostar no caminho de liberação e essa é a grande boa notícia que encontramos nas Quatro Nobres Verdades.

Nesse encontro, vamos estudar juntos o tema das Quatro Nobres Verdades, tradicional dentro de todas as escolas budistas, contemplando exemplos da nossa própria cultura e também trechos de ensinamentos dos mestres.

Facilitadora: Stela Santin, tutora dos referenciais de estudo e prática do CEBB. Moradora do CEBB Bacopari.

Para se inscrever, preencha este formulário aqui.

O estudo será realizado na sala online do CEBB Porto Alegre. Você receberá o link por email 15 minutos antes do início da atividade. 

Participação e Prática de Generosidade

O valor sugerido é de R$40,00.  A sustentação das atividades do CEBB em todo Brasil é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a generosidade dos seus frequentadores. Ao contribuir, você apoia as atividades do CEBB Porto Alegre e o caminho de Stela Santin.  Ainda assim, sua participação independe de contribuição financeira.

Para contribuições, os dados bancários são:
TED e transferências do Banco Banrisul (041)
Agência 0100, conta corrente (conjunta) 35.392385.08, Kátia Kraemer, CPF 381.674.920-87

Chave PIX: pixcebbpoa@gmail.com

RESUMO

O quê | Estudo Online com Stela Santin
Tema | Onde estamos apostando nossas fichas?
Dia | 18 de dezembro de 2020
Hora | 9h30 às 12h
Contribuição sugerida | R$40,00
Realização | CEBB Porto Alegre