Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Pacificando as relações através das 4 qualidades da mente

Pacificando as relações através das 4 qualidades da mente

PALESTRA com Stela Santin, coordenadora do CEBB Porto Alegre, aluna do Lama Samten e tutora do programa de tutores do CEBB.

Data: 18/02/2020, terça-feira.
Horário: 19h-21h30
Local: CEBB Niterói

Com que tipo de mente estamos encontrando as pessoas e o mundo? Muitas vezes não percebemos, mas nossa experiência de mundo é totalmente determinada pela mente que levamos aos encontros, pelo nosso mundo interno. Na verdade, é inseparável. Nesse encontro, vamos abordar como podemos pacificar nossas relações em todas as direções, cultivando disposições internas mais lúcidas e assim superando as arestas nos nossos relacionamentos e também a sensação de que os outros são um obstáculo para o nosso florescimento e felicidade. Não se trata de aceitarmos passivamente os comportamentos nocivos e prejudiciais que encontrarmos, mas se trata de aprendermos a nos relacionar com eles de forma cada vez mais lúcida, sem nos contaminarmos.

Vamos conversar sobre o treinamento nas quatro qualidades incomensuráveis – compaixão, amor, alegria e equanimidade – que representam portas de entrada para um funcionamento mais lúcido e benéfico no mundo. Sem o cultivo dessas qualidades, nossa vida fica facilmente miserável e os ambientes onde andamos acabam se contaminando por visões estreitas, que acabam resultando em confusão para nós e para os outros.  Mas a grande boa notícia que os ensinamentos do Buda nos trazem é que temos liberdade diante da nossa confusão e o treinamento da mente nos dá gradativamente acesso a essa liberdade.

Alguns pontos que vamos abordar nesse encontro:

  • Amor, compaixão, alegria e equanimidade são apenas ideias bonitas para seres iluminados ou são inteligências potentes e aplicáveis no cotidiano de pessoas comuns como nós?
  • Como treinar e manifestar essas qualidades na relação consigo mesmo, na relação com os outros e com os grupos com quem convivemos?
  • Como a nossa mente se manifesta quando está estreita e confusa?
  • Como a nossa mente se manifesta quando está mais ampla e lúcida?
  • Como lidar com pessoas difíceis?

 

Contribuição sugerida: R$ 30,00

Inscrições: cebbniteroiinscricao@gmail.com