Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Práticas On-line | CEBB Natal

Práticas On-line | CEBB Natal

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES – RETIRO DE INVERNO 2020

Em virtude da grande importância do Retiro de Inverno 2020, a ser oferecido entre os dias 25/07 a 02/08, informamos que as práticas on-line do CEBB Natal estarão suspensas entre os dias 27/07 a 31/07. Retomaremos as atividades regulares no dia 03/08, segunda-feira.

Os Retiros de Inverno são oportunidades preciosas nas quais o nosso mestre, o Lama Padma Samten, revisita todas as etapas do treinamento budista. Que possamos aproveitar essa oportunidade de ouvir nosso mestre e receber seus ensinamentos da maneira mais auspiciosa possível.

Para mais informações sobre o retiro, clique aqui

__________________________________________

Estamos oferecendo práticas regulares on-line às segundas, terças, quartas, quintas e sextas.

Como o CEBB Natal funciona?

Todas as práticas do CEBB Natal, assim como dos demais CEBBs, são realizadas por voluntários. São praticantes budistas que praticam há algum tempo sob a tutoria dos discípulos mais antigos do mestre Lama Padma Samten. Nosso mestre, com sua lucidez e dedicação, orienta como devem ser conduzidas as práticas em todos os CEBBs do Brasil.

Caso deseje conhecer um pouco mais sobre o Lama Padma Samten, clique aqui.

Como começar?

Para quem está chegando pela primeira vez ao CEBB Natal, sugerimos uma prática em especial, o estudo do livro “Meditando a Vida”, do Lama Padma Samten (segundas). No entanto, sinta-se livre para participar da prática que se adeque mais à sua disponibilidade e interesse.

Mas eu nunca meditei antes…

Reconhecemos as limitações de tentar ajudar alguém que nunca meditou a encontrar uma postura confortável de meditação remotamente. Por isso, para quem nunca meditou antes, recomendados o vídeo “Para começar a meditar” do canal O Lugar. Nesse vídeo, Lama Padma Samten oferece instruções de postura e de condução. O próprio vídeo pode ser ouvido como uma meditação guiada, também.

Como participar dos estudos?

Estamos utilizando o Zoom. É possível participar direto do seu navegador de internet ou instalando a aplicação em seu computador ou dispositivo móvel. O Zoom está disponível tanto para computadores Windows, MacOS e Linux, assim como smart phones e tablets IOS e Android e pode ser obtido por meio do endereço https://zoom.us/download ou pela loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.

Para participar, basta acessar a sala do CEBB Natal no horário da prática que deseja participar.
Você pode utilizar o ID da reunião e senha
ID: 258-035-6786
Senha: 316398
Ou clicar diretamente no link da reunião.

Abaixo você tem acesso à programação on-line completa e, caso sinta necessidade, poderá entrar em contato com o facilitador do grupo ou atividade escolhida para um breve bate-papo de acolhimento ou eventuais dúvidas.

Lembramos que não é necessário possuir o livro para participar dos estudos e que todas as práticas são abertas a iniciantes e às pessoas que nunca tiveram contato com o Budismo.

Práticas On-line


  • 19h30 – 21h00 | Estudo do livro “Meditando a Vida”

    O estudo do livro “Meditando a Vida” é especialmente recomendado para visitantes e para iniciantes no Budismo. O livro cobre os principais tópicos dos ensinamentos budistas usando uma linguagem acessível, leve e clara. Segundo o prefaciador do livro, Eduardo Bueno, trata-se de “um budismo para a vida cotidiana, para uso diário, sem contraindicações, o pão espiritual nosso de cada dia.” Nessa prática, além da leitura e comentários sobre o texto, são oferecidas práticas introdutórias de meditação.

    Recomendado para iniciantes, não há pré-requisitos para participar.

    Para mais informações, clique aqui ou fale com Luiz Henrique [(84) 98849-9009].


  • 19h30 – 21h00 | Estudo do livro “A Joia dos Desejos”

    O livro A Joia dos Desejos busca aprofundar a compreensão da impermanência como forma de liberação do sofrimento principalmente a partir da prática da meditação. Trata-se de um estudo recomendado para iniciantes, mas também para aqueles que já tem algum conhecimento dos ensinamentos budistas.

    “Este livro não faz uma apresentação convencional do Budismo, foi escrito com o objetivo de servir de ponte entre nossa vida cotidiana ocidental e a meditação serena, lúcida e profunda ensinada pelo Buda, de modo que seus ensinamentos se tornem vivos e benéficos em nossa cultura e nossa vida” Lama Padma Samten, na introdução do livro Joia dos Desejos.

    Para mais informações, clique aqui ou fale com Sandra [(84) 99640-0560].


  • 18h30 – 19h30 | Puja Prajnaparamita

    A prática do Puja do Prajnaparamita é descrita pelo Lama Samten como uma reunião de samadhis dos mestres. Samadhis são realizações que podemos ter durante a prática de meditação. No caso dos mestres, essas realizações são tão profundas e eles são tão hábeis em usar a linguagem, que as transformam, de forma sintética em preces.

    Nós recitamos essas preces e, principalmente, recitamos o Sutra do Coração da Prajnaparamita, que é um ensinamento atribuído ao próprio Buda Sakyamuni. Esse ensinamento é considerado a porta de saída do Samsara, da experiência cíclica. Ele nos dá o caminho para vermos diretamente a natureza livre da mente. Na medida em que vamos olhando com o olho do Prajnaparamita (literalmente, a Perfeição da Sabedoria) para todos os objetos, fenômenos, coisas, pessoas, vamos vendo seu aspecto vazio e luminoso e vamos libertando a nós mesmos e aos outros da experiência do sofrimento.

    Todos são bem-vindos a essa prática. Não há pré-requisitos, nem necessidade de inscrição prévia.

    19h30 – 21h00 | Estudo do livro “Mandala do Lótus”

    O livro “Mandala do Lótus” aborda a cultura de paz por meio de métodos de argumentação, compreensão e lucidez. Nesse encontro, somos convidados a compreender esta mandala, desenvolver uma visão mais ampla e viver de maneira mais consciente a respeito da interdependência entre o mundo e nós mesmos.

    “Quando nos construímos, construímos a realidade e quando construímos a realidade, construímos a nós mesmos.”

    Para mais informações, clique aqui ou fale com Tibério [(84) 99925-2323]; Marina [(84) 99633-3445]; Luiz [(84)98849-9009].


  • 19h30 – 21h00 | Meditação e Dharma no cotidiano

    Realizamos meditações guiadas e silenciosas e debatemos sobre nossos obstáculos e sobre os ensinamentos em nossos dia a dia para que possamos nos ajudar a superar nossas dificuldades e progredir em nossas práticas.

    Para mais informações, fale com Tibério [(84) 99925-2323]


  • 07h00 – 07h30 | Meditação silenciosa

    Convidamos todos a praticar meditação silenciosa, oferencendo um tempo no qual cada um pode aprofundar um pouco mais em sua própria prática meditativa.

    07h30 – 08h30 | Puja Chuva de Bênçãos

    Nessa prática, recitamos diversas preces, principalmente, a Chuva de Bênçãos enquanto acumulamos a Prece de Sete Linhas. Consiste em uma prática de homenagem a Guru Rinpoche, o Padmasambhava, da qual desejamos auspiciosamente, entre outros benefícios bem-aventurados, a habilidade de auxiliar os seres incondicionalmente.

    “Quando fazemos a Prece de Sete Linhas de Guru Rinpoche, estamos evocando sua manifestação em nossas mentes. Aspiramos à lucidez e aos meios hábeis para ultrapassar nossas bolhas e gerar ações elevadas de benefício real em todas as direções. Aspiramos também à visão da realidade de cada ser e cada aparência enquanto manifestação direta da natureza de Buda”. Lama Padma Samten.

    Para mais informações, fale com Rosa [(84) 99989-6867].

Contribuição

Todas as atividades do CEBB são fruto da generosidade de inúmeros mestres e praticantes, desde os tempos do Buda.
Sua contribuição espontânea e com alegria ajuda a manter as atividades do CEBB Natal.

A contribuição é livre, sendo o valor sugerido*: R$5,00 ou R$10,00 por encontro.

*As contribuições são sugeridas e não obrigatórias, pois esperamos que as pessoas não encontrem nisso um obstáculo para sua participação.

Que os benefícios sejam para todos!

Acompanhe nossas atualizações

Para atualizações quanto às atividades do CEBB Natal, acompanhe nossas redes sociais: Instagram e no Facebook.