Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

As Quatro Qualidades Incomensuráveis – online CEBB Rio

As Quatro Qualidades Incomensuráveis – online CEBB Rio

Estudo online de “As Quatro Qualidades Incomensuráveis”
Estas qualidades, consideradas não nascidas, ou seja, todos seres as possuem, serão analisadas e expostas através de ensinamentos de Lama Padma Samten e Lama Alan Wallace.
Domingo
17:00 – 17:10 acolhimento
17:10 – 17:45 meditação
17:45 – 18:50 estudo online

Nos encontros ONLINE de domingos vamos estudar e contemplar “As Quatro Qualidades Incomensuráveis” através de ensinamentos de Lama Padma Samten e Lama Alan Wallace.

“Usualmente nosso carma nos conduz a ver tudo através dos cinco venenos, mas temos sempre ao alcance os olhos dos Bodisatvas que tudo veem com compaixão, amor, alegria e equanimidade – As Quatro Qualidades Incomensuráveis”. Utilizar esta capacidade de opção é que define a prática espiritual budista.
Quando um filho morre, é um grande sofrimento, é um momento muito difícil, e só existe uma forma de produzir e receber benefícios: ter a percepção da natureza luminosa, divina, estável, que é nossa identidade e que está além de qualquer transformação, além de nome e forma, de vida e morte, de esperança e medo, de espaço e tempo. Desta experiência interna brotam naturalmente As Quatro Qualidades Incomensuráveis.”

— Lama Padma Samten

“A diferença entre bondade amorosa e compaixão é muito simples e direta. A bondade amorosa, em certo sentido, lida com potencialidades. Ela tem uma visão. Não está simplesmente reportando os fatos. Ela está atenta à realidade, mas com uma visão do potencial que é possível: que você se sinta bem e seja feliz, ainda que agora não se sinta assim. Que você seja feliz porque o potencial está aí. A bondade amorosa dá vida a essa visão em sua imaginação. Ela vê as pessoas experienciando o bem-estar e vê a fonte desse bem-estar.
A compaixão testemunha um ser, humano ou não, em sofrimento. Reconhecer o sofrimento leva ao anseio de que esse ser se livre desse sofrimento. Ainda há uma visão; a compaixão se concentra no fato de que ninguém precisa sofrer dessa maneira. É possível encontrar serenidade, equanimidade, tranquilidade e o equilíbrio da liberdade. A compaixão deseja: que você se livre do sofrimento e das fontes do sofrimento. Ela observa o sofrimento e as fontes de sofrimento que estão presentes, sustentando a visão de que esse sofrimento não está indelevelmente entrelaçado com a sua existência. Você tem o potencial para ser livre. Que você possa ser livre.”

— Lama Alan Wallace

 

Facilitador: Augustus Almeida
Informações: (21) 98128-9152
Quando: aos domingos
17:00 às 17:10 – Acolhimento
17:10 às 17:45 – Meditação
17:45 às 18:50 – Estudo online
Quem pode participar: Tanto os(as) iniciantes quanto aqueles(as) que já têm algum conhecimento dos ensinamentos budistas podem participar.
Como participar: utilizaremos o Zoom, ferramenta que deverá ser instalada em seu computador, tablet ou celular e permite fazer conferências online. Faça o download aqui. Você pode acessar diretamente a sala online do estudo pelo Zoom clicando AQUI.

Contribuição: livre, sugerimos o valor de 10 ou 20 reais por encontro para apoiar as atividades do CEBB Rio.

Não é necessária inscrição. Estão todos(as) convidados(as)!