Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Curso “Relações lúcidas e a prática de bodhicitta”

Curso “Relações lúcidas e a prática de bodhicitta”

14 e 15 de dezembro de 2019 | sábado e domingo | com Gustavo Gitti | (Na sexta, haverá a palestra “Budismo em exemplos”)

É uma alegria receber Gustavo Gitti no CEBB Porto Alegre para uma palestra e um curso no finzinho do ano. Convide pessoas queridas!

Curso “Relações lúcidas e a prática de bodhicitta”

Nós não temos relações. Nós somos relações. É por isso que a transformação da mente é inseparável da transformação das relações e do mundo inteiro. Nesse tempo de tanta ignorância e destruição, é cada vez mais urgente nos apropriarmos de métodos de estabilidade, sabedoria e compaixão. No entanto, muitos estão perdidos: o que praticar exatamente?

Todas as práticas mais profundas têm uma atitude em comum: bodhicitta. “Citta” é mente e “bodhi” é iluminação ou despertar. Bodhicitta é a visão da sabedoria que nunca se deixa estreitar e o coração aberto da compaixão, que não desiste de nenhum ser e faz o voto de trabalhar com as situações até que todos se liberem de traumas, fixações, cegueiras, e floresçam em suas melhores qualidades. É também assumir a responsabilidade por todos os seres com quem estamos conectados e se tornar ponte para cada um deles.

Parece impossível, mas viver com bodhicitta é a atitude mais realista. Geshe Rabten, um dos mestres de Alan Wallace, diz: “Todo o caminho consiste em três coisas: a preparação para gerar bodhicitta, a prática de bodhicitta e o que flui de bodhicitta.” Sem bodhicitta, nada do que fazemos adianta. Com bodhicitta, todos os nossos trabalhos e práticas espirituais imediatamente se orientam e ganham sentido.

Nesse curso, vamos explorar:

    • Autocentramento e dependência emocional
    • “O autêntico coração de tristeza”: como se cansar do projeto falido da felicidade condicionada
    • Além do desespero e além do romantismo: um outro modo de lidar com o sofrimento
    • Motivação culminante e atmosfera da prática: por que é quase inútil meditar sem visão
    • A prática (tão profunda e tão ignorada) da aspiração
    • Sabedoria e confiança de que tudo é trabalhável
    • Estamos casados com todos os seres para sempre: trabalhando com as relações pelas quatro qualidades incomensuráveis — práticas simples para abrir bondade amorosa, compaixão, alegria e equanimidade
    • Seis perfeições e a origem da energia não condicionada a pessoas e condições externas
    • Pés não brigam: a inteligência não discursiva do corpo
    • Transformando obstáculos em caminho
    • A revolução será pela alegria

Não há pré-requisitos. O curso é aberto a todas as pessoas: desde quem deseja ter seu primeiro contato com o budismo até praticantes com alguma experiência.

 

Gustavo Gitti é aluno do Lama Padma Samten e do Lama Alan Wallace. Conduz práticas e estudos no CEBB São Paulo.

Quando e onde

Quando: 14 e 15 de dezembro. Sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Domingo, das 9h30 às 12h30.

Onde: CEBB Porto Alegre – Rua Garibaldi, 1368 (próximo à esquina com a Av. Osvaldo Aranha) – Bom Fim.

Inscrições

Contribuição sugerida: R$ 150. Sua generosidade apoiará diretamente o caminho de Gustavo Gitti e a sustentação de todas as atividades do CEBB Porto Alegre e do Lama Padma Samten pelo Brasil. A sustentação das atividades do CEBB é realizada unicamente pelo meio tradicional de sustentação das sangas budistas: a doação espontânea dos seus frequentadores.

A inscrição acontece no dia. Por favor, chegue às 9h.

Se tiver alguma dúvida, escreva para portoalegre@cebb.org.br

Que esse curso possa apoiar seu caminho! Se tiver interesse, coloque agora em sua agenda. E se lembrar de alguém que pode se beneficiar, convide para participar junto com você.