Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiros Fechados no CEBB Darmata

Conheça como funcionam os retiros fechados do CEBB Darmata.

Indicado para quem já está sendo acompanhado por um tutor ou tutora do CEBB. Nesta modalidade o praticante fica isolado do convívio com a comunidade de moradores e permanece em uma das casas destinadas aos retiros fechados.

O retiro fechado é dedicado ao aprofundamento da prática do roteiro de 21 Itens oferecido pelo Lama Samten como um meio de realização direta da visão de Sabedoria. Portanto, durante o retiro não serão utilizados livros ou outros materiais de estudo como áudios ou vídeos contendo ensinamentos do Darma. Para que haja um bom aproveitamento do tempo, o roteiro deverá ser previamente estudado e praticado com o acompanhamento de um tutor. O tutor também será responsável por ajudar o praticante a planejar seu retiro, definindo quando e por quanto tempo será, e também os pontos do roteiro a serem aprofundados.

Orientação e acompanhamento

A orientação sobre a prática e rotina das atividades diárias será dada durante o retiro com o acompanhamento periódico de um dos tutores residentes no CEBB Darmata. O praticante em retiro também será assistido por um cuidador que será responsável por comprar e levar todos os itens necessários para a manutenção das atividades do retiro, assim como por atender a outras eventuais necessidades.

Duração do retiro

O período mínimo para um retiro fechado no CEBB Darmata é de 10 dias. Como o descanso e o relaxamento são a base da prática, aconselha-se que o praticante chegue dois dias antes no CEBB para descansar e se adaptar ao novo lugar. Da mesma forma, para uma boa readaptação ao sair do retiro, recomenda-se que o praticante permaneça no Cebb por um ou dois dias antes de retornar para casa.

Alimentação e cuidados com o corpo

A alimentação é vegetariana e as refeições serão preparadas pelos próprios praticantes.
Trabalhar a flexibilidade e o alongamento do corpo com antecedência ajudará na adaptação à rotina da prática. Recomenda-se fortemente a prática de Yoga antes e durante o retiro.

Contribuição sugerida

A contribuição financeira ajudará na sustentação do próprio retiro (alimentos, água, energia elétrica, gás e material de limpeza) assim como na sustentação de toda a infra-estrutura do CEBB Darmata. Atualmente a contribuição sugerida é de R$ 60,00 (sessenta reais) por dia e também uma contribuição livre para o orientador que estiver oferecendo as instruções ao longo do retiro.

Solicitação de inscrição

  1. Se você é novo no CEBB, primeiro conheça mais sobre o budismo tibetano nos nossos centros urbanos ou online (verifique se existe algum CEBB perto de você) e no youtube do CEBB e do Lama Padma Samten. Alguns bons livros para começar são: Meditando a Vida, A Jóia dos Desejos, A Roda da Vida e Mandala do Lótus, todos de autoria do Lama Padma Samten.
  2. É necessário estar sendo acompanhado por um tutor ou tutora do CEBB
  3. Pedir para que o seu tutor entre em contato com a coordenação do CEBB Darmata, através do e-mail cebbdarmata@gmail.com.
  4. Os pedidos serão revistos e o contato terá continuidade por e-mail ou algum outro meio de comunicação.

Inscrição através do e-mail cebbdarmata@gmail.com (veja o item 3).

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA