Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Arriba!

Arriba!

Retiro Aberto, Retiro Fechado e Programa de Voluntariado no CEBB Darmata

Retiro Aberto, Retiro Fechado e Programa de Voluntariado no CEBB Darmata

Conheça como funcionam os retiros e o programa de voluntariado do CEBB Darmata e venha passar um tempo vivendo em sanga conosco.

Após passar por uma série de mudanças e melhorias em sua estrutura, o CEBB Darmata abre o programa de voluntariado e continua com os retiros abertos e retiros fechados.

O programa e os retiros são dedicados ao aprofundamento da prática formal de meditação, do estudo dos ensinamentos e o treinamento da visão e ação dentro da Mandala, com acompanhamento individual realizado por tutores do Programa de Formação de Facilitadores do CEBB.
O voluntariado e os retiros são indicados para pessoas que já conhecem um pouco o Darma e já vem há algum tempo praticando a meditação e frequentando o CEBB. As atividades diárias incluem estudos de textos budistas, prática de meditação e trabalho voluntário nas seguintes áreas: manutenção, cozinha, horta, limpeza, e outras atividades de suporte à comunidade, ou alguma habilidade que tenhas e possas oferecer.

Programa e Retiros no CEBB Darmata

Veja como funciona para passar um tempo no CEBB Darmata.

O CEBB Darmata é um dos centros de retiros mais antigo do Nordeste e consolidado dentro da rede dos CEBBs. Desta forma, muitos praticantes o procuram para aprofundar seus estudos e prática de meditação, com uma rotina favorável e retirados de suas atividades cotidianas.
Para participar é importante que a pessoa já esteja frequentando algum dos nossos centros urbanos ou rurais (verifique se existe algum CEBB perto de você), esteja engajada em uma prática regular, integrando minimamente a prática em seu cotidiano.
Durante a estadia no CEBB a pessoa será acompanhada pelo tutor ou tutora local, terá acesso a todas as atividades no templo, hospedagem em alojamento coletivo e alimentação vegetariana. Em cada caso será combinado o formato da prática e a rotina específica junto com a coordenação e tutores do local, e a contribuição financeira do praticante para viabilizar o processo.

Formatos

Dependendo das condições locais e da maturidade na prática, essa inserção pode se dar em quatro formatos básicos:

  • Retiros de instruções: Finais de semana com palestras e oficinas, abertos a todos os interessados em conhecer sobre o budismo, meditação e suas práticas. Qualquer pessoa pode participar. Informações e inscrições são publicadas na página do CEBB Darmata um mês antes do evento. As atualizações também podem ser acompanhadas na nossa página do facebook.

    Para ver a agenda do CEBB Darmata clique aqui!

  • Retiro Aberto: Nesta modalidade o praticante fica imerso no dia-a-dia do CEBB, com apoio da comunidade de moradores, e pode se dedicar ao aprofundamento da prática formal de meditação, ao estudo dos ensinamentos e ao treinamento da visão e ação dentro da Mandala. O retiro aberto é indicado para pessoas que já conhecem um pouco o Darma e já vem há algum tempo praticando a meditação.

    Para mais informações e inscrição no retiro aberto clique aqui!

  • Retiro Fechado: Indicado para quem já está sendo acompanhado por um tutor ou tutora do CEBB. Nesta modalidade o praticante se retira, por um tempo determinado, do convívio no cotidiano da comunidade de moradores. Assim, ele faz suas práticas, come e dorme em uma das casas destinadas aos retiros fechados. Nesta modalidade de retiro é dedicada ao aprofundamento da prática do roteiro de 21 Itens oferecido pelo Lama Samten como um meio de realização direta da visão de Sabedoria. Para que haja um bom aproveitamento do tempo, o roteiro deverá ser previamente estudado e praticado com o acompanhamento de um tutor. O tutor também será responsável por ajudar o praticante a planejar seu retiro, definindo quando e por quanto tempo será, e também os pontos do roteiro a serem aprofundados.

    Para mais informações e inscrição no retiro fechado clique aqui!

  • Programa de voluntariado: O praticante fica imerso no dia-a-dia do CEBB, utilizando um turno para estudos e práticas e outro para trabalhos voluntários do cotidiano da comunidade de moradores, concatenando isso com sua prática pessoal, com auxílio dos tutores. O número de vagas para essa modalidade é limitado e o praticante vem para passar um período de um a três meses que pode ser renovado/prolongado.

    Para mais informações e inscrição no programa de voluntariado clique aqui!

Esses formatos podem se misturar ou se alternar numa mesma vinda, a partir do que for combinado em cada caso.

Que muitos seres possam se beneficiar!

Local

CEBB Darmata, Fazenda Nossa Senhora, Zona Rural de Timbaúba-PE.

Mais informações de como chegar na página http://www.cebb.org.br/como-chegar-ao-darmata/

Contato

Institucional | (81) 99229.2904 | eventosdarmata@gmail.com