Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Retiros e Vivências no CEBB Sukhavati

Os retiros são dedicados ao aprofundamento da prática formal de meditação, do estudo dos ensinamentos e o treinamento da visão e ação dentro do formato em Mandala, com acompanhamento individual realizado por tutores do Programa de Referenciais de Estudo do Darma proposto pelo Lama Padma Samten.

O CEBB Sukhavati é um centro de retiro que integra a rede de aldeias CEBB´s e está localizado na cidade de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba-PR. Muitos praticantes procuram o espaço para aprofundar seus estudos e prática de meditação, com uma rotina favorável e retirados de suas atividades cotidianas.
Para os retiros fechados, em especial, é interessante que a pessoa já esteja frequentando algum dos nossos centros urbanos ou rurais (verifique se existe algum CEBB perto de você), esteja engajada em uma prática regular, integrando minimamente a prática em seu cotidiano.
Durante a estadia no CEBB, os participantes do retiro são responsáveis em preparar suas refeições vegetarianas, se hospedam em acomodações em alojamentos coletivos, e recebem o acompanhamento com um tutor local. Em cada caso será combinado o formato da prática e a rotina específica junto com a coordenação e os tutores do local, contemplando a indicação do tutor do praticante.
O CEBB Sukhavati se sustenta a partir da generosidade e do engajamento da própria Sanga, a comunidade de praticantes. Através das doações e das contribuições nos retiros e eventos é possível manter a estrutura do Sukhavati viva. É recomendação clara do Lama que ninguém deixe ter acesso ao Darma por motivos financeiros, mas é importante contemplar que nossa contribuição favorece não apenas a cobertura de gastos, mas a sustentação e expansão do Darma agora e em tempos futuros.
A contribuição sugerida pela diária nos retiros é de R$70,00 (setenta reais), exceto em eventos, onde o valor sugerido do evento prevalece. Os tutores locais também estarão à disposição para combinar a contribuição financeira do retirante para viabilizar sua participação.
A manutenção e limpeza do lugar são feitas por nós, que moramos ou frequentamos o espaço. Todos estão convidados a tomar a harmonização e o cuidado com o espaço como uma prática de atenção e respeito ao próprio Darma. A harmonia dos nossos movimentos em comunidade é um reflexo direto das qualidades da nossa própria prática. A rotina de atividades será combinada com os tutores residentes na chegada do praticante ao CEBB.
Conheça os formatos possíveis
Dependendo das condições locais e da maturidade na prática, essa inserção pode se dar em três formatos básicos:

  •  Retiros de Instruções: Finais de semana com palestras e oficinas, abertos a todos os interessados em conhecer sobre o budismo, meditação e suas práticas.
  • Vivência: Nesta modalidade de retiro aberto o praticante fica imerso no dia-a-dia do CEBB, com apoio de um tutor local, e pode se dedicar ao aprofundamento da prática formal de meditação, ao estudo dos ensinamentos e ao treinamento da visão e ação dentro da Mandala, apoiando voluntariamente em atividades nos espaços do CEBB Sukhavati.
    A vivência é indicada tanto para pessoas que já conhecem o Darma como para aqueles que queiram tomar contato com a prática da meditação.
    A vivência pode ter um período de 7 a 21 dias, a ser combinado de acordo com o interesse da pessoa e disponibilidade do local.
    Para maiores informações entre em contato pelo whatsapp com Bruno Davanzo (41) 99209 2665 ou Juliana Quadros (41) 99602 3948.
  • Rotina Diária da Vivência no CEBB Sukhavati
    5h30 – 7h Meditação, Estudo e/ou Puja no Templo
    7h – 8h Café da manhã
    8h – 11h Meditação e Estudo
    11h – 13h – Preparação para o almoço e Almoço
    13h – 17h Trabalho Voluntário nos espaços do CEBB Sukhavati
    17h – 18h Atividade física – tempo livre para a prática de corpo que o praticante tiver conexão: yoga, alongamento, tai chi, caminhadas, etc
    18h – 19h Preparação Jantar e Jantar
    19h – 21h Meditação e Estudo
    21h – 22h Horário livre
    22h Nobre silêncio e Recolhimento
  • Retiro Fechado: Indicado para quem já está sendo acompanhado por um tutor ou tutora do CEBB. Nesta modalidade o praticante se retira, por um tempo determinado, do convívio no cotidiano. Assim, ele faz suas práticas, come e dorme em uma das casas destinadas aos retiros fechados. Nesta modalidade, o retiro é dedicado ao aprofundamento da prática do roteiro de 21 Itens oferecido pelo Lama Samten como um meio de realização direta da visão de Sabedoria. Para que haja um bom aproveitamento do tempo, o roteiro deverá ser previamente estudado e praticado com o acompanhamento de um tutor. O tutor também será responsável por ajudar o praticante a planejar seu retiro, definindo quando e por quanto tempo será, e também os pontos do roteiro a serem aprofundados.
    Para mais informações entre em contato pelo whatsapp com Bruno Davanzo (41) 99209 2665 ou Juliana Quadros (41) 99602 3948.

Esses formatos podem se alternar numa mesma vinda, a partir do que for combinado em cada caso. Que muitos seres possam se beneficiar!
 
 

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA